Projetos de extensão
2018 – 2018
A Temática Piracema para o Ensino de Ciências: repensando a Educação continuada de professores
Descrição: A formação oferecida faz parte de um projeto de pesquisa que pretende analisar como o fenômeno biológico da piracema pode contribuir para provocar mudanças nas práticas pedagógicas de professores do Ensino de Ciências e de Biologia da Rede Estadual de Ensino do Município de Corumbá ? MS. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa-formação em que os professores serão convidados para participar de um curso de formação para atualizar os seus saberes relacionados ao fenômeno da piracema e, também, aos procedimentos pedagógicos. O curso será composto por 05 encontros presencias de 4 horas, nos quais pretendemos realizar, na forma de trabalho conjunto, o planejamento e o desenvolvimento da formação com base na na Teoria da Objetivação (TO), cuja meta é a atualização dos saberes relacionados aos objetos de aprendizagem que são: a própria TO, o fenômeno da Piracema e saberes e os conhecimentos relacionados (?A Piracema no processo histórico da Legislação de Pesca do Pantanal Sul-Mato-Grossense?; ?O Ecossistema Pantanal?; ?Convivência e Desenvolvimento Sustentável no Pantanal Sul-Mato- Grossense relacionado a pesca?; ?Biodiversidade na Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai? ).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / FLORA AUXILIADORA XIMENES – Integrante / GABRIEL LEANDRO REVELO – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2018 – Atual
Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para uso pedagógico das TDIC no Ensino de Ciências.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Nayane Mertens – Integrante / Sabrina Guimarães Gomes – Integrante.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1
2018 – Atual
Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para uso pedagógico das TDIC no Ensino de Ciências.
Descrição: Curso de formação continuada para educadores dos nos iniciais e finais do Ensino Fundamental da educação básica para o uso das TDIC no ensino de ciências, tendo como eixos a realidade da escola e o contexto da sala de aula. A formação é a distância com algumas ações formativas presenciais. Esta ação está estruturada em três etapas: a) diagnóstica; b) ações formativas presenciais e a distância e c) acompanhamento da prática pedagógica do professor, perfazendo 240 horas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2015 – 2016
Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências-UFMS
Descrição: Esse projeto visa proporcionar o suporte financeiro para as atividades de pesquisa e ensino dos docentes e discentes do programa PPEC a fim de contribuir para implantar as condições necessárias para atingir um novo patamar conceitual do programa e possibilitar a criação do curso de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS. Nesse sentido, buscar-se-á estabelecer intercâmbios com outros grupos de pesquisas e com os programas consolidados, possibilitar meios para aumentar a produção científica vinculada ao Programa, viabilizar a internacionalização da produção do conhecimento na área de concentração do programa, qual seja, Educação Ambiental e Ensino de Ciências Naturais; possibilitar a mobilidade acadêmica de estudantes e pesquisadores; atrair pesquisadores estrangeiros por meio da interação técnico-científica com possibilidade de formação de redes de cooperação nacional e internacional. Viabilizar a participação de estudantes e pesquisadores em eventos científicos de impacto na área para dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas pelos professores e estudantes do programa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (10) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Angela Maria Zanon – Integrante / Maria Celina Piazza Recena – Integrante / Vera Mattos Machado – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 1
2015 – 2016
Formação Continuada de Professores para Uso Pedagógico do Laptop Educacional no Ensino de Ciências: Resignificando a Pratica pedagógica
Descrição: Curso de formação continuada para educadores da educação básica (Educação Infantil e Séries Iniciais) para o uso do laptop educacional no ensino de ciências, tendo como eixos a realidade da escola e o contexto da sala de aula. A formação é a distância com algumas ações formativas presenciais e visa a continuidade da formação realizada em 2014, com as mesmas características e participantes. Esta ação está estruturada em 3 (três) módulos, perfazendo 120 horas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Regia Maria Avancini – Integrante / Jaqueline Santos Vargas – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Outra.
2014 – 2015
Formação continuada para o uso pedagógico do laptop educacional no Ensino de Ciências: Reflexão sobre e na Prática
Descrição: Projeto propõe um curso de extensão vinculado a uma pesquisa-formação reflexiva, contextualizada e que considera os múltiplos saberes docentes como método para desenvolver a formação continuada de professores para uso pedagógico do laptop educacional com o foco no ensino de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Armelindo Tonon em São Gabriel do Oeste a ser desenvolvida em duas etapas. Na primeira far-se-á um diagnóstico por meio de uma entrevista semiestruturada, a fim de conhecer a formação dos participantes para o ensino de Ciências e para o uso pedagógico das tecnologias digitais e na segunda, serão organizados encontros para o planejamento e realizações das ações, com o grupo de professores, tais como oficinas, discussões coletivas e, intervenções em salas de aulas. Essa ações serão objeto de observação, análises e autoavaliações. Espera-se essa proposta de formação continuada para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC contribua para a superação do domínio apenas operativo da apropriação tecnológica, incorporando-as ao processo educativo e propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de ciências no ensino fundamental..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Regia Maria Avancini – Integrante / Jaqueline Santos Vargas – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2014 – 2014
I Ciclo de Debates sobre a Educação em Ciências: da pesquisa à sala de aula
Descrição: Realizar um ciclo de debates para promover reflexões sobre o ensino de Ciências a partir das experiências de pesquisadores e educadores renomados da área e contribuir para a melhoria desse ensino na educação básica do estado do Mato Grosso do Sul..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Nádia Cristina Guimarães Errobidart – Integrante / João José Caluzi – Integrante / Dante Alighieri Alves de Mello – Integrante / Airton José Vinholi Júnior – Integrante / Edvanio Chagas – Integrante / Diego Marques da Silva Medeiros – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Auxílio financeiro.
2013 – 2013
I Seminário de recepção e integração acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Descrição: O Seminário de recepção e integração acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências tem como objetivos recepcionar os novos acadêmicos, promover a integração do corpo discente e docente e dar visibilidade à produção de conhecimento do programa no âmbito local e regional..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Jaqueline Santos Vargas – Integrante / Bárbara Rodrigues Layoun – Integrante / Cristiane Miranda Magalhães Gondin – Integrante / Marcos Vinicius Campelo – Integrante / Amanda Palhano Ishy de Mattos – Integrante.
2012 – 2012
Formação continuada para o uso pedagógico do laptop educacional
Descrição: Curso de formação continuada para educadores da educação básica para o uso do laptop educacional nas escolas do PROUCA/MS. Curso desenvolvido com algumas ações presenciais e a maioria da formação a distância, tendo como eixos a realidade da escola e o contexto da sala de aula. A formação de recursos humanos do Projeto UCA na escola deverá ser acompanhada pelos profissionais do NTE com orientação e acompanhamento da IES-Local. Esta ação está estruturada em 5 (cinco) módulos, perfazendo 180 horas (170h módulos obrigatórios + 10 h módulos opcionais)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Maria Inês Affonseca Jardim – Integrante / Suely Scherer – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Outra.
2012 – 2012
Seminários do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de CiIências
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Integrante / Nádia Cristina Guimarães Errobidart – Coordenador.
Número de orientações: 1
2012 – 2012
Seminários PROUCA-MS I e II
Descrição: Seminários para realizar reflexões sobre a formação realizada na implementação do Programa Um Computador por Aluno-PROUCA-Fase II-no Estado. O seminário será organizado por seções (mesas redondas, palestras e oficinas) para discutir o uso das tecnologias em sala de aula e prática pedagógicas inovadoras com o uso do laptop educional,apresentação de projetos, relatos de experiências, socialização e trocas de experêncais (seções coordenadas, comunicações orais e painéis) e plenárias para discussões sobre a continuidade do PROUCA e da formação com representantes Institucionais (MEC, IES Global-USP, IES Local-UFMS, Secretaria Estadual de Educação do Estado e Secretarias Municipais de Educação do Estado).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Suely Scherer – Integrante / Claudia Steffany da Silva Miranda – Integrante / Daiane dos Santos Pereira Corrêa – Integrante / Aparecido Antonio Borges Pereira – Integrante / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Jaqueline Santos Vargas – Integrante / Agnaldo de Oliveira – Integrante / Airton José Vinholi Júnior – Integrante.
Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Auxílio financeiro.
2011 – 2011
Formação continuada para o uso do laptop educacional
Descrição: Curso de formação continuada para educadores da educação básica para o uso do laptop educacional, tendo como eixos a realidade da escola e o contexto da sala de aula. A formação é a distãncias com algumas ações formativas presenciais. A formação dos recursos humanos do Projeto UCA na escola são realizadas pelos profissionais do NTE com orientação e acompanhamento da Equipe do Projeto UCA/UFMS (IES-Local). Esta ação está estruturada em 5 (cinco) módulos, perfazendo 180 horas (170h módulos obrigatórios + 10 h módulos opcionais)..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Maria Inês Affonseca Jardim – Integrante / Suely Scherer – Integrante / Claudia Steffany da Silva Miranda – Integrante / Daiane dos Santos Pereira Corrêa – Integrante / Dante Alighieri Alves de Mello – Integrante / Aparecido Antonio Borges Pereira – Integrante / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Katia Karine Duarte da Silva – Integrante / Regia Maria Avancini – Integrante / Eliéverson Guerchi Gonzales – Integrante / Airton José Vinholi Júnior – Integrante.
2011 – 2011
Seminários do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Integrante / Nádia Cristina Guimarães Herrobidat – Coordenador.