Projetos de extensão

2018 – 2018

A Temática Piracema para o Ensino de Ciências: repensando a Educação continuada de professores

Descrição: A formação oferecida faz parte de um projeto de pesquisa que pretende analisar como o fenômeno biológico da piracema pode contribuir para provocar mudanças nas práticas pedagógicas de professores do Ensino de Ciências e de Biologia da Rede Estadual de Ensino do Município de Corumbá ? MS. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa-formação em que os professores serão convidados para participar de um curso de formação para atualizar os seus saberes relacionados ao fenômeno da piracema e, também, aos procedimentos pedagógicos. O curso será composto por 05 encontros presencias de 4 horas, nos quais pretendemos realizar, na forma de trabalho conjunto, o planejamento e o desenvolvimento da formação com base na na Teoria da Objetivação (TO), cuja meta é a atualização dos saberes relacionados aos objetos de aprendizagem que são: a própria TO, o fenômeno da Piracema e saberes e os conhecimentos relacionados (?A Piracema no processo histórico da Legislação de Pesca do Pantanal Sul-Mato-Grossense?; ?O Ecossistema Pantanal?; ?Convivência e Desenvolvimento Sustentável no Pantanal Sul-Mato- Grossense relacionado a pesca?; ?Biodiversidade na Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai? ).

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / FLORA AUXILIADORA XIMENES – Integrante / GABRIEL LEANDRO REVELO – Integrante.

Número de produções C, T & A: 2

2018 – Atual

Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para uso pedagógico das TDIC no Ensino de Ciências.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Nayane Mertens – Integrante / Sabrina Guimarães Gomes – Integrante.

Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1

2018 – Atual

Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para uso pedagógico das TDIC no Ensino de Ciências.

Descrição: Curso de formação continuada para educadores dos nos iniciais e finais do Ensino Fundamental da educação básica para o uso das TDIC no ensino de ciências, tendo como eixos a realidade da escola e o contexto da sala de aula. A formação é a distância com algumas ações formativas presenciais. Esta ação está estruturada em três etapas: a) diagnóstica; b) ações formativas presenciais e a distância e c) acompanhamento da prática pedagógica do professor, perfazendo 240 horas..

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante.

Número de produções C, T & A: 2

2015 – 2016

Consolidação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências-UFMS

Descrição: Esse projeto visa proporcionar o suporte financeiro para as atividades de pesquisa e ensino dos docentes e discentes do programa PPEC a fim de contribuir para implantar as condições necessárias para atingir um novo patamar conceitual do programa e possibilitar a criação do curso de doutorado no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da UFMS. Nesse sentido, buscar-se-á estabelecer intercâmbios com outros grupos de pesquisas e com os programas consolidados, possibilitar meios para aumentar a produção científica vinculada ao Programa, viabilizar a internacionalização da produção do conhecimento na área de concentração do programa, qual seja, Educação Ambiental e Ensino de Ciências Naturais; possibilitar a mobilidade acadêmica de estudantes e pesquisadores; atrair pesquisadores estrangeiros por meio da interação técnico-científica com possibilidade de formação de redes de cooperação nacional e internacional. Viabilizar a participação de estudantes e pesquisadores em eventos científicos de impacto na área para dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas pelos professores e estudantes do programa..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (10) / Doutorado: (10) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Angela Maria Zanon – Integrante / Maria Celina Piazza Recena – Integrante / Vera Mattos Machado – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 1

2015 – 2016

Formação Continuada de Professores para Uso Pedagógico do Laptop Educacional no Ensino de Ciências: Resignificando a Pratica pedagógica

Descrição: Curso de formação continuada para educadores da educação básica (Educação Infantil e Séries Iniciais) para o uso do laptop educacional no ensino de ciências, tendo como eixos a realidade da escola e o contexto da sala de aula. A formação é a distância com algumas ações formativas presenciais e visa a continuidade da formação realizada em 2014, com as mesmas características e participantes. Esta ação está estruturada em 3 (três) módulos, perfazendo 120 horas..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Regia Maria Avancini – Integrante / Jaqueline Santos Vargas – Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Outra.

2014 – 2015

Formação continuada para o uso pedagógico do laptop educacional no Ensino de Ciências: Reflexão sobre e na Prática

Descrição: Projeto propõe um curso de extensão vinculado a uma pesquisa-formação reflexiva, contextualizada e que considera os múltiplos saberes docentes como método para desenvolver a formação continuada de professores para uso pedagógico do laptop educacional com o foco no ensino de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Armelindo Tonon em São Gabriel do Oeste a ser desenvolvida em duas etapas. Na primeira far-se-á um diagnóstico por meio de uma entrevista semiestruturada, a fim de conhecer a formação dos participantes para o ensino de Ciências e para o uso pedagógico das tecnologias digitais e na segunda, serão organizados encontros para o planejamento e realizações das ações, com o grupo de professores, tais como oficinas, discussões coletivas e, intervenções em salas de aulas. Essa ações serão objeto de observação, análises e autoavaliações. Espera-se essa proposta de formação continuada para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação-TDIC contribua para a superação do domínio apenas operativo da apropriação tecnológica, incorporando-as ao processo educativo e propiciar melhorias no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de ciências no ensino fundamental..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Regia Maria Avancini – Integrante / Jaqueline Santos Vargas – Integrante.

Número de produções C, T & A: 2

2014 – 2014

I Ciclo de Debates sobre a Educação em Ciências: da pesquisa à sala de aula

Descrição: Realizar um ciclo de debates para promover reflexões sobre o ensino de Ciências a partir das experiências de pesquisadores e educadores renomados da área e contribuir para a melhoria desse ensino na educação básica do estado do Mato Grosso do Sul..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Nádia Cristina Guimarães Errobidart – Integrante / João José Caluzi – Integrante / Dante Alighieri Alves de Mello – Integrante / Airton José Vinholi Júnior – Integrante / Edvanio Chagas – Integrante / Diego Marques da Silva Medeiros – Integrante.

Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Auxílio financeiro.

2013 – 2013

I Seminário de recepção e integração acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências

Descrição: O Seminário de recepção e integração acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências tem como objetivos recepcionar os novos acadêmicos, promover a integração do corpo discente e docente e dar visibilidade à produção de conhecimento do programa no âmbito local e regional..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (4) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Jaqueline Santos Vargas – Integrante / Bárbara Rodrigues Layoun – Integrante / Cristiane Miranda Magalhães Gondin – Integrante / Marcos Vinicius Campelo – Integrante / Amanda Palhano Ishy de Mattos – Integrante.

2012 – 2012

Formação continuada para o uso pedagógico do laptop educacional

Descrição: Curso de formação continuada para educadores da educação básica para o uso do laptop educacional nas escolas do PROUCA/MS. Curso desenvolvido com algumas ações presenciais e a maioria da formação a distância, tendo como eixos a realidade da escola e o contexto da sala de aula. A formação de recursos humanos do Projeto UCA na escola deverá ser acompanhada pelos profissionais do NTE com orientação e acompanhamento da IES-Local. Esta ação está estruturada em 5 (cinco) módulos, perfazendo 180 horas (170h módulos obrigatórios + 10 h módulos opcionais)..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Maria Inês Affonseca Jardim – Integrante / Suely Scherer – Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Outra.

2012 – 2012

Seminários do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de CiIências

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Integrante / Nádia Cristina Guimarães Errobidart – Coordenador.

Número de orientações: 1

2012 – 2012

Seminários PROUCA-MS I e II

Descrição: Seminários para realizar reflexões sobre a formação realizada na implementação do Programa Um Computador por Aluno-PROUCA-Fase II-no Estado. O seminário será organizado por seções (mesas redondas, palestras e oficinas) para discutir o uso das tecnologias em sala de aula e prática pedagógicas inovadoras com o uso do laptop educional,apresentação de projetos, relatos de experiências, socialização e trocas de experêncais (seções coordenadas, comunicações orais e painéis) e plenárias para discussões sobre a continuidade do PROUCA e da formação com representantes Institucionais (MEC, IES Global-USP, IES Local-UFMS, Secretaria Estadual de Educação do Estado e Secretarias Municipais de Educação do Estado).

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Suely Scherer – Integrante / Claudia Steffany da Silva Miranda – Integrante / Daiane dos Santos Pereira Corrêa – Integrante / Aparecido Antonio Borges Pereira – Integrante / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Jaqueline Santos Vargas – Integrante / Agnaldo de Oliveira – Integrante / Airton José Vinholi Júnior – Integrante.

Financiador(es): Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Auxílio financeiro.

2011 – 2011

Formação continuada para o uso do laptop educacional

Descrição: Curso de formação continuada para educadores da educação básica para o uso do laptop educacional, tendo como eixos a realidade da escola e o contexto da sala de aula. A formação é a distãncias com algumas ações formativas presenciais. A formação dos recursos humanos do Projeto UCA na escola são realizadas pelos profissionais do NTE com orientação e acompanhamento da Equipe do Projeto UCA/UFMS (IES-Local). Esta ação está estruturada em 5 (cinco) módulos, perfazendo 180 horas (170h módulos obrigatórios + 10 h módulos opcionais)..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Maria Inês Affonseca Jardim – Integrante / Suely Scherer – Integrante / Claudia Steffany da Silva Miranda – Integrante / Daiane dos Santos Pereira Corrêa – Integrante / Dante Alighieri Alves de Mello – Integrante / Aparecido Antonio Borges Pereira – Integrante / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Katia Karine Duarte da Silva – Integrante / Regia Maria Avancini – Integrante / Eliéverson Guerchi Gonzales – Integrante / Airton José Vinholi Júnior – Integrante.

2011 – 2011

Seminários do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Integrante / Nádia Cristina Guimarães Herrobidat – Coordenador.

Privacy Settings
We use cookies to enhance your experience while using our website. If you are using our Services via a browser you can restrict, block or remove cookies through your web browser settings. We also use content and scripts from third parties that may use tracking technologies. You can selectively provide your consent below to allow such third party embeds. For complete information about the cookies we use, data we collect and how we process them, please check our Privacy Policy
Youtube
Consent to display content from Youtube
Vimeo
Consent to display content from Vimeo
Google Maps
Consent to display content from Google