Outros Projetos
2014 – 2014
II Seminário de Recepção e Integração Acadêmica do Pós-Graduação em Ensino de Ciências
Descrição: O Seminário de recepção e integração acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências tem como objetivos recepcionar os novos acadêmicos, promover a integração do corpo discente e docente e dar visibilidade à produção de conhecimento do programa no âmbito local e regional..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (5) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Marcos Vinicius Campelo – Integrante / Analice Teresinha Talgatti Silva – Integrante / Danylo Semim Garcia – Integrante / Osleane Patrícia G. P. Sobrinho – Integrante / Tairine Lemes Dias Machado – Integrante.
Membro de corpo editorial
2013 – Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)
Membro de comitê de assessoramento
2010 – Atual
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Revisor de periódico
2005 – 2005
Periódico: Caderno Catarinense de Ensino de Física
2007 – 2007
Periódico: Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências
2003 – 2003
Periódico: Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS)
2004 – 2004
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física
2002 – 2002
Periódico: Revista Brasileira de Ensino de Física
2013 – Atual
Periódico: Ensaio. Pesquisa em Educação em Ciências
2013 – Atual
Periódico: Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Online)
Áreas de atuação
1. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral/Especialidade: Ensino de Fisica.
2. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.
3. Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Física / Subárea: Física Geral.
4. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
5. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências/Especialidade: Informática Educativa.
6. Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Idiomas
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Prêmios e títulos
1997
Segundo lugar no Concurso Nacional de Software para instituições de Ensino Superior, Ministério da Educaçào e do Desporto.
Produções
1. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; MELLO, D. A. A. ; GOBARA, S. T. . Pesquisas em Tecnologias Educacionais em um Programa de Pós-graduação em Educação. ROTEIRO, v. 45, p. 1-24, 2020.
2. COSTA, A. F. S. ; VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . Ensino de biologia celular por meio de modelos concretos: um estudo de caso no contexto da deficiência visual. REVISTA ELECTRÓNICA DE INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN EN CIENCIAS (EN LÍNEA), v. 14, p. 50-62, 2019.
3. GOBARA, S. T.; SILVA, R. C. ; PLACA, J. S. V. . A Teoria da Objetivação: novas perspectivas para o ensino e aprendizagem de Física. Revista EDUCAmazônia – Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 23, p. 47-69, 2019.
4. XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. ; RADFORD, L. . O estudo da temática piracema na perspectiva da teoria da objetivação. REEC. REVISTA ELECTRÓNICA DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS, v. 19, p. 109-130, 2019.
5. VILAS BÔAS, C S N ; GOBARA, S T . A model to explain human voice production. Physics Education, v. 53, p. 033001-033002, 2018.
6. XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. . Piracema: subsídiospara a formaçãocontinuadade professoresde Ciências. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA), v. 1, p. 1-7, 2018.
7. XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. . A Temática Piracema para o ensino de Ciências: repensando a Educação continuada de professores na perspectiva da Teoria da Objetivação. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA), v. 1, p. 1-7, 2018.
8. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . Contribuições da Teoria da Objetivação para delineamento de uma formação continuada para professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA), v. 1, p. 1-7, 2018.
9. BATISTA, E. M. ; GOBARA, S. T. . O USO EXCLUSIVO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA UMA SOLUÇÃO EM MEIO À CRISE BRASILEIRA?. INTERACCOES, v. 47, p. 146-169, 2018.
10. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S T . A construção de conceitos sobre a estrutura e a fisiologia celular por meio de mapeamento conceitual. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 19, p. 1032-1052, 2017.
11. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . Ensino em modelos como instrumento facilitador da aprendizagem em Biologia Celular. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, p. 450-475, 2016.
12. BATISTA, Erlinda Martins ; GOBARA, SHIRLEY TAKECO . A interação na pedagogia a distância: a visão de tutoria e estudantes. Revista Eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, p. 169-186, 2016.
13. VARGAS, JAQUELINE SANTOS ; GOBARA, S. T. . Elaboração e utilização de Sinais de Libras para os conceitos de Física: Aceleração, Massa e Força. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, v. 8, p. 129-144, 2015.
14. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . Sinais de libras elaborados para os conceitos de massa, força e aceleração. REVISTA POLYPHONÍA, v. 26, p. 187-341, 2015.
15. SILVA, W. M. ; GOBARA, S. T. . Teatro-Fórum: sequência didática e livreto para o ensino de biologia. REVISTA POLYPHONÍA, v. 26, p. 527-541, 2015.
16. BATISTA, E. M. ; GOBARA, S. T. . INTERAÇÃO NA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA. INTERACCOES, v. 11, p. 124-149, 2015.
17. ERROBIDART, H. A. ; GOBARA, S. T. ; PIUBÉLI, Sérgio Luiz ; ERROBIDART, N. C. G. . Ouvido mecânico: um dispositivo experimental para o estudo da propagação e transmissão de uma onda sonora. Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 36, p. 1507-1-1507-6, 2014.
18. BATISTA, Erlinda Martins ; GOBARA, S. T. . O PROCESSO DE INTERAÇÃO: A ÓTICA DOS ESTUDANTES DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA. Tecnologia Educacional, v. 1, p. 32-45, 2014.
19. MELLO, D. A. A. ; GOBARA, S. T. . LAFIS, UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE FÍSICA EMBASADO NA TEORIA DE VYGOTSKY. Tecnologia Educacional, v. 2, p. 16-30, 2014.
20. VARGAS, JAQUELINE SANTOS ; GOBARA, SHIRLEY TAKECO . Interações entre o aluno com surdez, o professor e o intérprete em aulas de física: uma perspectiva Vygotskiana. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 20, p. 449-460, 2014.
Citações: 1
21. DE MELLO, DANTE ALIGHIERI ALVES ; GOBARA, SHIRLEY TAKECO . Teacher Mediation in a Collaborative Learning Laboratory of Physics, a Virtual Environment for Teaching and Learning. Creative Education, v. 05, p. 1812-1820, 2014.
22. Herrobidart, N. C. G. ; GOBARA, S. T. ; JARDIM, M. I. A. ; ERROBIDART, H. A. ; MARQUES, S. M. . Modelos mentais e representações utlizadas por estudantes do ensino médio para explicar ondas. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 3, p. 441-458, 2013.
23. MELLO, DANTE ALIGHIERI ALVES DE MELLO ; GOBARA, SHIRLEY TAKECO . Analysis of Interactions in a Virtual Learning Environment Based in Vygotsky?s Theory. Creative Education, v. 04, p. 54-60, 2013.
24. GOBARA, SHIRLEY TAKECO; CAMILOTTI, DIRCE CRISTIANE . Continued Education to Integrate the Educational Laptop: Reflections on Educational Practice Change. Creative Education, v. 04, p. 61-71, 2013.
25. CORREA, A. G. D. ; OLIVEIRA, P. A. ; ASSIS, G. A. ; FICHEMAN, I. K. ; NASCIMENTO, M. ; GOBARA, S. T. ; ARAUJO, E. G. ; LOPES, R. D. . Projeto UCA-Assistiva: mapeamento e avaliação de ferramentas assistivas nos laptops educacionais do PROUCA. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, p. 1-10, 2013.
Citações:1
26. GOBARA, S. T.. Formação cotinuada para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Dialogia, v. 16, p. 65-79, 2012.
27. PIUBÉLI, Sérgio Luiz ; ERROBIDART, H. A. ; GOBARA, S. T. ; ERROBIDART, N. C. G. . Simulador de propagação de ondas mecânicas em meios sólidos para o ensino da física. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 32, p. 1501-1501-6, 2010.
Citações:1
28. SILVA, E. W. F. M. ; GOBARA, S. T. . SOUNDGATE: UM DISPOSITIVO SONORO PARA MEDIR PERÍODOS. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 26, p. 379-393, 2009.
29. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Um ambiente virtual para a aprendizagem de conceitos sobre ondas sonoras: concepção e primeiras análises. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 16, p. 23-36, 2008.
30. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Educação e Ensino de Ciências Naturais/Física no Brasil: o Brasil Colônia à Era Vargas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 89, p. 365-383, 2008.
31. BATISTA, Erlinda Martins ; GOBARA, S. T. . O fórum on-line e a interação em um curso a distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1-10, 2007.
Citações:1
32. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Pernilongo? Elimine esse zumbido da sua vida: A aprendizagem de ondas sonoras por meio das novas tecnologias. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1-10, 2007.
Citações:1
33. SILVA, E. W. F. M. ; GOBARA, S. T. . LEDVI, Ambiente Virtual Interativo mediado à distância. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 5, p. 1-10, 2007.
Citações:1
34. GOBARA, S. T.; GARCIA, J.R.B. . AS LICENCIATURAS EM FÍSICA DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS: UM DIAGNÓSTICO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), v. 29, p. 519-526, 2007.
35. BATISTA, Erlinda Martins ; GOBARA, S. T. . As concepções de professores de um curso a distãncia sobre o papel do fórum on-line. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 87, p. 249-261, 2006.
36. GOBARA, S. T.; ROSA, Paulo Ricardo da Silva ; PIUBELI, Umbelina Giacometti ; BONFIM, A. K. . Estratégias para utilizar o programa Prometeus na alteração das concepções em Mecânica. Revista de Ensino de Física (Cessou em 1991. Cont.ISSN 1806-1117 Revista Brasileira de Ensino de Física (Impresso), São Paulo, v. 24, n.2, p. 134-145, 2002.
37. GOBARA, S. T.; AYDOS, M. C. R. ; SANTOS, J. C. C. ; LIMA, G. F. ; GALHARDO, E. P. . O Ensino de Ciências sob o Enfoque da Educação Ambiental. Caderno Catarinense de Ensino de Física (Cessou em 2001. Cont. ISSN 1677-2334 Caderno Brasileiro de Ensino de Física), Florianopolis, v. 9, n.2, p. 171-182, 1992.
38. GOBARA, S. T.. Mapas Conceituais no Ensino da Fisica. Ciência e Cultura, Sao Paulo, v. 36, n.6, p. 973-982, 1986.
Livros publicados/organizados ou edições
1.GOBARA, S. T.; RADFORD, L. . Teoria da objetivação : fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. 1. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2020. v. 1. 294p .
2. GOBARA, S. T.; Caluzi, J. J. (Org.) ; CARNEIRO, M. C. (Org.) . O pensamento de David Ausubel e o ensino de Ciências. 1. ed. Campo Grande: Oeste, 2016. v. 1. 191p .
3. JARDIM, M. I. A. ; GOBARA, S. T. . Transposição didática O conceito de som nos cursos de Arquitetura de campo Grande, Mato Grosso do Sul. 01. ed. Saarbrücken: Novas Edições Acadêmicas, 2014. v. 01. 177p .
4. PIUBÉLI, Umbelina Giacometti ; GOBARA, S. T. . Fisica Contextuaizada: uma viagem pelo pantanal. 1. ed. Campo Grande: Editora UFMS, 2004. v. 1. 60p .
5. GOBARA, S. T.. Profil Conceptuel et Situation-problème. Une contribution à l’analyse de l’apprentissage de la périodicité en Physique.. 01. ed. Lyon: editado pelo LIRDHIST, 1999. v. 1. 263p .
Capítulos de livros publicados
1. VARGAS-PLACA, J. S. ; GOBARA, S. T. . O uso de um dispositivo de análise fundamentado nos pressupostos da Teoria da Objetivação. In: SHIRLEY TAKECO GOBARA E LUIS RADFORD. (Org.). Teoria da objetivação : fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2020, v. 1, p. 95-116.
2. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . Formação continuada de professores de Ciências: Indícios do processo de subjetivação. In: SHIRLEY TAKECO GOBARA E LUIS RADFORD. (Org.). Teoria da objetivação : fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2020, v. 1, p. 225-246.
3. SILVA, R. C. ; GOBARA, S. T. . Atualização de saberes de Física por meio de uma ferramenta cultural: a dança. In: SHIRLEY TAKECO GOBARA E LUIS RADFORD. (Org.). Teoria da objetivação : fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2020, v. 1, p. 265-285.
4. XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. . Teoria da Objetivação: ressignificando a formação continuada de professores de ciências. In: SHIRLEY TAKECO GOBARA E LUIS RADFORD. (Org.). Teoria da objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2020, v. 1, p. 201-224.
5. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . APROPRIAÇÃO DOS CONCEITOS DE FORÇA E MASSA POR INSTRUTORES SURDOS. In: Rodrigo Diego de Souza; José André Peres Angotti. (Org.). Reflexões em Ensino de Ciências. 1ed.Curitiba: Atena, 2016, v. 01, p. 21-32.
6. GOBARA, S. T.; Caluzi, J. J. . O pensamento Ausubeliano e o ensino de Ciencias. In: SHIRLEY TAKECO GOBARA, JOÃO JOSÉ CALUZI, MARCELO CARBONE CARNEIRO. (Org.). O pensamento de David Ausubel e o Ensino de Ciências. 1ed.Campo Grande: OESTE, 2016, v. 1, p. 11-31.
7. ERROBIDAR, H. A. ; GOBARA, S. T. . A Utilização de dispositivos experimentais para Esinar Ondas. In: SHIRLEY TAKECO GOBARA, JOÃO JOSE CALUZI, MARCELO CARBONE CARNEIRO. (Org.). O pensamento de David Ausubel e o Ensino de Ciências. 1ed.CAMPO GRANDE: OESTE, 2016, v. 1, p. 125-146.
8. SILVA, W. M. ; GOBARA, S. T. . O Teatro-Fórum: uma proposta problematizadora sobre a dengue no ensino de Biologia. In: Silvania Sousa do Nascimento, Polyanna Lobo Caetano, Mara Regina Batista. (Org.). A Dengue na mídia: Divulgação, comunicação e educação em ciências. 01ed.Belo Horizonte: PROEX-UFMG, 2014, v. 01, p. 141-162.
9. GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G. ; LIMA, R. F. . Textos originais traduzidos como recurso para a contextualização histórica no ensino de ciências: o caso da velocidade de propagação do som. In: Marcelo Carbone Carneiro, João José Caluzi, Danilo Rothberg. (Org.). História e Filosofia da Ciência e o Ensino de Ciências II. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014, v. 1, p. 107-128.
10. GOBARA, S. T.. Os desafios da Pesquisa em Ensino de Física e seus aportes teóricos, epistemológicos e metodológicos. In: Mônica de Carvalho Magalhães KASSAR; Fabiany de Cássia Tavares SILVA. (Org.). Os desafios da Pesquisa em Ensino de Física e seus aportes teóricos, epistemológicos e metodológicos. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2012, v. 3, p. 143-162.
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1. SILVA, R. C. ; GOBARA, S. T. . Possibilidades de ensino de conceitos de Física por meio da dança. In: X Congreso Iberoamericano de Educación Científica, 2019, Montevideo. Actas del X Congreso Iberoamericano de Educación Científica. Espanha: Universidad de Alcalá:Servicio de Publicaciones, 2019. v. 1. p. 426-433.
2. SILVA, R. C. ; GOBARA, S. T. . A Mecânica na dança de salão. In: X Congreso Iberoamericano de Educación Científica (CIEDUC 2019), 2019, Montevideo. Actas del X Congreso Iberoamericano de Educación Científica (X CIEDUC 2019. Espanha: Universidad de Alcalá: Servicio de Publicaciones, 2019. v. 1. p. 578-586.
3. SANTOS, N. A. T. L. ; GOBARA, S. T. . Ensino por investigação: problematizando a aula de Ciências. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XII ENPEC), 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XII ENPEC). Natal: ABRAPEC, 2019. v. 1. p. 1-8.
4. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . Formação continuada para uso de artefatos tecnológicos no ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: contribuições da Teoria da Objetivação. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XII ENPEC), 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: Abrapec, 2019. v. 1. p. 1-8.
5.BRIZUENA, T. M. D. G. ; GOBARA, S. T. . Lei do Piso: o olhar dos pesquisadores. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XII ENPEC), 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de janeiro: Abrapec, 2019. v. 1. p. 1-8.
6. PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S. T. . O Ensino de Ciências para alunos com baixa visão: a realidade da sala de aula na perspectiva de um aluno. In: XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências – ENPEC, 2019, 2019, Natal. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de Ciências – ENPEC, 2019. Abrapec: Abrapec, 2019. v. 1. p. 1-8.
7. SILVA, R. C. ; GOBARA, S. T. . A FÍSICA NA DANÇA DE SALÃO: POTENCIALIDADES DOS MOVIMENTOS DE ROTAÇÃO.. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XII ENPEC),, 2019, natal. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (XII ENPEC), 2019, Natal. Abrapec: Abrapec, 2019. v. 1. p. 1-8.
8. GOBARA, S. T.; COSTA, A. F. S. ; VINHOLI JUNIOR, A. J. . O ensino de biologia em uma abordagem inclusiva. In: XII Simposio Internacional Educación y Cultura,, 2018, Matanzas. Anais do XII Simposio Internacional Educación y Cultura. Matanzas: Universidade de Matanzas, 2018. v. 1. p. 1-11.
9. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . Formação continuada sobre modelos concretos facilitadores de aprendizagem para estudantes com deficiência visual. In: XII Simposio Internacional Educación y Cultura,, 2018, Matanzas. Anais XII Simposio Internacional Educación y Cultura,. Matanzas: Universidade de Matanzas, 2018. v. 1. p. 1-14.
10. PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S. T. . Situação das salas de recursos multifuncionais no município de Campo Grande após dez anos do programa de implantação. In: XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2018, Marília. Anais do XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Marília: ABPEE, 2018. v. 1. p. 264-271.
11. XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. . Formação continuada de professores de ciências e a temática ambiental: uma abordagem a partir do materialismo histórico e dialético. In: VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa: UTFPR, 2018. v. 1. p. 1-11.
12. SILVA, R. C. ; GOBARA, S. T. . Explorando a física da dança de salão. In: VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2018, Ponta Grossa. VI Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa: UTFPR, 2018. v. 1. p. 1-11.
13. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S T . UMA PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA A FÍSICA: UMA PARCERIA ENTRE SURDOS E OUVINTES. In: V Congresso Internacional EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO, 2017, LISBOA. Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – ?EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO?.. LISBOA: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, 2017. v. 1. p. 1281-1294.
14. GOBARA, S T; VINHOLI JUNIOR, A. J. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA PARA ESTUDANTES CEGOS. In: V Congresso Internacional EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO, 2017, LISBOA. Atas do V Congresso Internacional da Pró-inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial – ?EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E INOVAÇÃO?.. LISBOA: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, 2017. v. 1. p. 1064-1080.
15. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S T . Autonomia docente e formação continuada de professores para o ensino de ciências investigativo com uso do laptop educacional.. In: XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017) VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), 2017, Recife. Anais XXIII Workshop de Informática na Escola (WIE 2017). Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2017. v. 1. p. 775-784.
16. MOURÃO, M.L.M. ; GOBARA, S T . A LOUSA DIGITAL INTERATIVA COMO INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E ALUNOS PARA A EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS SOBRE MICROORGANISMOS. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. RIO DE JANEIRO: ABRAPEC, 2017. v. ‘. p. 1-10.
17. PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S T . . Um olhar sobre a produção bibliográfica das Tecnologias Assistivas aplicadas no Ensino de Ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-12.
18. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE COR LUZ E COR PIGMENTO OBSERVADAS EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS INVESTIGATIVO. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. RIO DE JANEIRO: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-12.
19. XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. . Temáticas Ambientais na Formação Continuada para Professores de Ciências: Uma Análise dos Trabalhos Repertoriados em Eventos e Periódicos. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. RIO DE JANEIRO: ABRAPEPC, 2017. v. 1. p. 1-11.
20. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . MODELOS CONCRETOS E MAPEAMENTO CONCEITUAL: AVALIANDO A COMPREENSÃO DE ESTUDANTES SOBRE CÉLULA. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de janeiro: Abrapec, 2017. v. 1. p. 1-11.
21. PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S. T. . O processo de colaboração e interação com os instrutores surdos para a criação de sinais para conceitos de Física. In: VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e o IV Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2017, Presidente Prudente. Anais do VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e o IV Simpósio Internacional de Educação a Distância. ABRAPEC: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 1-12.
22. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . Salas de recursos multifuncionais: uma realidade das escolas municipais de Campo Grande/MS. In: VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e o IV Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2017, Presidente Prudente. Anais do VI Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações e o IV Simpósio Internacional de Educação a Distância. Rio de janeiro: ABRAPEC, 2017. v. 1. p. 616-625.
23. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Formação continuada para o uso das tecnologias no ensino de Ciências: mudança no sentido pessoal de uma professora. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2017, Florianópolis. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: Abrapec, 2017. v. 1. p. 1-9.
24. BATISTA, E. M. ; GOBARA, S. T. . A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD E O USO DAS TICS: A PROPOSTA DO GINPEAD. In: SIED – Simpósio Internacional de Educação a Distância, 2016, São Carlos. http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/index.php/2016/article/view/1868/957. São carlos: ufscar, 2016. v. 1. p. 1-12.
25. GOBARA, S. T.; CAMILOTTI, D. C. . Formação continuada de professores de ciências para uso pedagógico do laptop educacional. In: XI Taller Internacional ‘La Enseñanza de la Física y la Química’, 2016, Cuba. Actas del XI Taller Internacional “La Enseñanza de la Física y la Química”. Matanzas: Universidad de Matanzas, 2016. v. 1. p. 1-15.
26. GOBARA, S. T.; SANTOS, N. A. T. L. . Planejamento de sequências de ensino investigativas elaboradas em salas virtuais para aulas de ciências naturais. In: XI Taller Internacional ‘ La Enseñanza de la Física e la Química’, 2016, Cuba. Actas del XI Taller Internacional ” La Enseñanza de la Física e la Química”. Matanzas: Universidad de Matanzas, 2016. v. 1. p. 1-15.
27. MELLO, D. A. A. ; GOBARA, S. T. . Aprendizagem colaborativa mediada pelo LAFIS: Um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem de Física. In: XI Taller Internacional ‘ La Enseñanza de la Física e la Química’, 2016, Cuba. Actas del XI Taller Internacional. Matanzas: Universidad de Matanzas, 2016. v. 1. p. 1-15.
28. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . USO DO LAPTOP EDUCACIONAL EM SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS PARA O ENSINO D E CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS. In: IV Congresso Internacional das TIC na Educação -Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, 2016, Lisboa. Atas do IV Congresso Intern acional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. v. 1. p. 1555-1567.
29. SANTOS, N. A. T. L. ; GOBARA, S. T. . Uma sequência de ensino investigativa sobre Astronomia em salas virtuais no Moodle. In: IV Congresso Internacional das TIC na Educação -Tecnologias digitais e a Escola do Futuro, 2016, Lisboa. Atas do IV Congresso Internacional das TIC na Educação. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016. v. 1. p. 1127-1140.
30. SILVA, R. C. ; GOBARA, S. T. . LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ?FÍSICA E ARTE?, DE 2001 A 2016, EM SIMPÓSIOS, ENCONTROS E REVISTAS DE ENSINO DE FÍSICA. In: V Simposio Nacional de Ciências e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. Anais do V Simposio Nacional de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016. v. 1. p. 1-11.
31. PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S. T. . A ADAPTAÇÃO DOS LAPTOPS EDUCACIONAIS COM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS LIVRES PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PROJETO UCA. In: V Simposio Nacional de Ciências e Tecnologia, 2016, Ponta Grossa. Anais do V Simposio Nacional de Ciências e Tecnologia. Ponta Grossa: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016. v. 1. p. 1-11.
32. PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S. T. . ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SINAIS ESPECÍFICOS PARA OS CONCEITOS DE MASSA, FORÇA E ACELERAÇÃO EM LIBRAS. In: I Encontro Sul-mato-grossense de Pesquisadores em Educação, 2016, Campo Grande. Anais do I Encontro Sul-mato-grossense de Pesquisadores em Educação. Campo Grande: UFMS, 2016. v. ‘. p. 1-12.
33. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . O processo formativo de uma professora de Ciências para o uso das tecnologias da informação e comunicação: um olhar a partir da teoria da atividade. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X Enpec. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015. v. 1. p. 1-8.
34. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . Apropriação dos conceitos de Força e Massa por Instrutores Surdos. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Aguas de Lindóia. Atas do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2015. v. 1. p. 1-8.
35. GOBARA, S. T.; CAMILOTTI, D. C. ; AVANCINI, R. M. . Perfil dos Professores Participantes de uma PesquisaFormação para o Uso Pedagógico do Laptop Educacional no Ensino de Ciências das Séries Iniciais e Educação Infantil. In: 20ª Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), 2014, DOURADOS. Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2014). DOURADOS, 2014. v. 01. p. 418-427.
36. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. ; CORREA, A. G. D. ; ASSIS, G. A. ; OLIVEIRA, P. A. ; FICHEMAN, I. K. ; LOPES, R. D. ; NASCIMENTO, M. . UCA Acessibilidade: Uma realidade das escolas participantes em Mato Grosso do Sul. In: 20ª Workshop de Informática na Escola (WIE 2014), 2014, DOURADOS. Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2014). DOURADOS, 2014. v. 01. p. 532-541.
37. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM SOBRE CÉLULA UTILIZANDO MAPAS CONCEITUAIS. In: Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014, Belém. Anais do 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa, 2014. v. 01. p. 260-272.
38. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Formação continuada de professores de Ciências e Matemática para o uso das tecnologias de informação e comunicação: caminhos trilhados. In: 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013. v. 1. p. 01-8.
39. MELLO, D. A. A. ; GOBARA, S. T. . LAFIS: Um Laboratório Virtual de Aprendizagem Colaborativa de Física Ambiente virtual de aprendizagem. In: 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Água de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013. v. 1. p. 1-8.
40. JARDIM, M. I. A. ; GOBARA, S. T. . O ensino do conceito de intensidade sonora nos cursos de Arquitetura de Campo Grande ? MS. In: 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013. v. 1. p. 1-8.
41. SILVA, W. M. ; GOBARA, S. T. . O levantamento preliminar: redirecionamento para o ensino e a aprendizagem problematizadora em Ciências. In: 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013. v. 1. p. 1-8.
42. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . Sinais dos conceitos de massa, aceleração e força para surdos na literatura nacional e internacional. In: 9º Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2013, Águas de Lindóia. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2013. v. 1. p. 1-8.
43. CORREA, A. G. D. ; OLIVEIRA, P. A. ; NASCIMENTO, M. ; FICHEMAN, I. K. ; ASSIS, G. A. ; GOBARA, S. T. ; ARAUJO, E. G. ; LOPES, R. D. . Tecnologias Assistivas Livres para Inclusão de Alun os com Deficiência no Projeto UCA. In: I Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2013) Workshops (WCBIE 2013), 2013, Campinas. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013. v. 1. p. 1-10.
44. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . Formação Continuada para Integração do Laptop Educacional: contribuições para a mudança na prática pedagógica do professor. In: I Seminário Internacional de Educação a Distância (SEMEAD), 2012, Natal. Anais do SEMEAD, 2012. v. 1. p. 1-6.
45. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . O aluno surdo nas escolas regulares: dificuldades na inclusão. In: VIII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. 1. p. 1-12.
46. ERROBIDART, N. C. G. ; GOBARA, S. T. . A Descontextualização das Experiências de Tiros Alternados em Livros Didáticos de Física. In: I Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias eVIII Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC e I CIEC. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. 1. p. 1-12.
47. ERROBIDART, N. C. G. ; GOBARA, S. T. . Aspectos da Transposição Didática de Ondas Sonoras em Livros Didáticos de Física (PNlEM). In: I Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias eVIII Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC e I CIEC. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. 1. p. 1-12.
48. PLACA, L. F. ; GOBARA, S. T. ; DELBEN, A. A. S. T. ; VARGAS, J. S. . As dificuldades para o ensino de Física aos alunos surdos em Escolas Estaduais de Campo Grande-MS. In: I Congreso Internacional de Investigación en Enseñanza de las Ciencias eVIII Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2011, Campinas. Atas do VIII ENPEC e I CIEC. Rio de Janeiro: ABRAPEC, 2011. v. 1. p. 1-12.
49. BÉCU-ROBINAULT, K ; GOBARA, S. T. . Visual Arts And Physics Models In Competition Within An Ict-Based Activity: Color As Matter Or Color As Light?. In: XIV. IOSTE Symposium, 2010, Bled. Proceeding of XIV. IOSTE Symposium. Bled: Institute for Innovation and Development of University of Ljubljana, 2010. v. 01. p. 156-166.
50. JARDIM, M. I. A. ; Herrobidart, N. C. G. ; GOBARA, S. T. . Trasposição didática de ondas sonoras como objeto de estudo. In: VII Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciência, 2009, Florianópolis. Anais do … Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009. v. 01. p. 01-12.
51. NASCIMENTO, C. S. DO ; GOBARA, S. T. . A contextualização do ensino de ondas por meio do corpo humano. In: VII Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis. Anais do … Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências. Belo Horizonte: ABRAPEC, 2009. v. 1. p. 01-12.
52. GOBARA, S. T.; MARQUES, S. M. . Análise de uma situação adidática visando a aprendizagem de ondas sonoras. In: XI Encontro de Ensnio de Física, 2008, Curitiba. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – Atas. São paulo: SBF, 2008. v. 1. p. 1-12.
53. JARDIM, M. I. A. ; ERROBIDART, N. C. G. ; GOBARA, S. T. . Levantamento dos Trabalhos Em Ensino de Física que Investigaram Ondas Sonoras. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São paulo: SBF, 2008. v. 1. p. 1-12.
54. ERROBIDART, N. C. G. ; GOBARA, S. T. ; JARDIM, M. I. A. . O Conceito de Ondas Sonoras em Livros Didáticos do Ensino Secundário Brasileiro de 1927 A 1959. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, Curitiba. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2008. v. 1. p. 1-12.
55. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Os Recursos da Informática Como Meio para Evidenciar os Obstáculos Epistemológicos e Motivar a. In: XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2008, curitiba. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2008. v. 1. p. 1-12.
56. GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G. ; MARQUES, S. M. . As representações dos alunos sobre o conceito de onda. In: II Encontro Estadual da ANFOPE eII Encontro Estadual da ANFOPE e I Encontro de Políticas Públicas e Práticas de formação de professores, 2007, Campo Grande. I Encontro de políticas Públicas e Práticas de Formação de professores,. Campo Grande: UFMS e UCDB, 2007. v. 1. p. 361-370.
57. GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G. ; MARQUES, S. M. ; JARDIM, M. I. A. ; ERROBIDAR, H. A. ; PLACA, L. F. . O CONCEITO DE ONDAS NA VISÃO DOS ESTUDANTES. In: VI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2007, Florianópolis. MORTIMER, E. F. (Org.). ANAIS DO VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Belo Horizonte: UFMG, 2007. v. 01. p. 01-12.
58. GOBARA, S. T.; NASCIMENTO, C. S. . O Uso Do Aparelho Fonador para o Ensino de Ondas Sonoras. In: VI Encontro Nacional De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 2007, Florianópolis. MORTIMER, E. F. (Org.). ANAIS DO VI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Belo Horizonte: UFMG, 2007. v. 01. p. 1-12.
59. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . OS RECURSOS DA INFORMÁTICA COMO MEIO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM DE ONDAS SONORAS:. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2007, Florianópolis. Anais do VI Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte: UFMG, 2007. v. 1. p. 1-12.
60. PARANHOS, Lídia Raquel Louback ; GOBARA, S. T. . Professores Autônomos na Sociedade da Informação: A Formação Necessária para a Informática Educativa. In: XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. Anais do XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: UFPE, 2006. v. 1. p. 1-11.
61. FERREIRA, Valdivina Alves ; GOBARA, S. T. . Dificuldades dos professores diante do uso pedagógico dos recursos da informática no ensino médio. In: XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. Anais doXIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: UFPE, 2006. v. 1. p. 1-13.
62. BATISTA, Erlinda Martins ; GOBARA, S. T. . O papel do fórum on-line em curso de educação à distância. In: XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2006, Recife. XIII ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife: UFPE, 2006. v. 1. p. 1-14.
63. PARANHOS, Lídia Raquel Louback ; GOBARA, S. T. . Da possibilidade para o real: uma pesquisa-ação sobre a ação docente frente às mudanças tecnológicas na escola. In: III Encontro Regional da International Council on Education for Teaching (ICET), 2005, São Carlos. Anais do III Encontro Regional do International Council on Education for Teaching. São Carlos: UFSCAR, 2005. v. 1. p. 01-12.
64. NASCIMENTO, C. S. ; GOBARA, S. T. . De onde vem o som da Voz. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências-VENPEC, 2005, Bauru. Atas do … ENPEC. Bauru: ABRAPEC, 2005. v. 1. p. 1-11.
65. GOBARA, S. T.; PIUBÉLI, Umbelina Giacometti . Iluminando o Acampamento. In: XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2005, Rio de Janeiro. Anais do Simpósio. São Paulo: SBF, 2005. v. 01. p. 251-256.
66. GOBARA, S. T.. Velhos problemas e Novas estratégias: a informática educativa no ensino de Física. In: IX Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Atas do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004. v. 01. p. 01-11.
67. GOBARA, S. T.; PIUBÉLI, Umbelina Giacometti . Contextualização do ensino de Física: Iluminando o Acampamento. In: IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, 2004, Jaboticatubas. Atas do IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. Belo Horizonte: UFMG, 2004. v. 01. p. 1-12.
68. BONFIM, A. K. ; GOBARA, S. T. . Aprendizagem de circuitos simples através de situações construídas usando um sofware educativo. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste-VI EPECO, 2003, Campo Grande. VI EPECO. Campo Grande: Editado pela UCDB, 2003. v. 01. p. 01-08.
69. BONFIM, A. K. ; GOBARA, S. T. . Influência do uso de situações construídas em um software educativo na aprendizagem de circuitos simples. In: Simpósio Nacional de Ensino de Física, 2003, Curitiba. Atas do Simpósio Nacional de Ensino de Física. São Paulo: SBF, 2003. v. 01. p. 2393-2402.
70. GOBARA, S. T.; ROSA, Paulo Ricardo da Silva ; PIUBELI, Umbelina Giacometti ; BONFIM, A. K. . Estratégias para utilizar o programa Prometeus na alteração das concepções em mecânica.. In: VIII Encontro de pesquisa em Ensino de Física, 2002, Águas de Lindóia. Atas do VIII Encontro de pesquisa em Ensino de Física. São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2002. v. 1. p. 225-237.
71. GOBARA, S. T.. Perfil Conceitual e situação-problema. Uma contribuição para o processo de aprendizagem da noção de periodicidade em Física.. In: VII Conferência Inter-americana sobre Educação em Física., 2000, Canela. Atas do VII IACPE. Porto Alegre: UFRGS, 2000. v. 01. p. 01-02.
72. GOBARA, S. T.; ROSA, Paulo Ricardo da Silva ; PIUBELI, Umbelina Giacometti . Análise da influência do uso de microcomputadores nas alterações das concepções espontâneas à nível universitário Básico.. In: VII Confer6encia Inter-americana sobre Educação em Física, 2000, Canela. Atas do VII IACPE. Porto Alegre: UFRGS, 2000. v. 01.
73. GOBARA, S. T.; GREA, J. . An alternative proposition to the problem-based learning: the case of teaching pupils’periodic phenomenon.. In: Instrutional Design for Based Learning : 3rd Workshop of EARLI SIG Instrutional Design, 1998, Maastrisch. Instructional Design for Problem-based Learning. Maastricht: Jeroen van Merrënboer e George Moerkerke, 1998. v. 01. p. 267-279.
74. GOBARA, S. T.; GRÉA, J. . Un outil théorique pour caracteriser l’apprentissage des élèves : le profil conceptue l(une application à la notion de périodicité chez les élèves de 4ème et 3ème). In: Sixième Seminaire National de recherche en Didactique de la Physique, de la Chimie et de la Technologie, 1997, Lyon. Sixième Seminaire National de recherche en Didactique de la Physique, de la Chimie et de la Technologie. Lyon: Editado pelo LIRDHIST, 1997. v. 01. p. 186-196.
75. GOBARA, S. T.. Teaching Pupils about Periodic Phenomenon (grade eight and nine). In: 3rd European summerschool -Theory and Methodologie of Research in Science Education, 1996, Barcelona. 3rd European summerschool -Theory and Methodologie of Research in Science Education. Barcelona: Roser Pinto/ Universitat Autonoma de Barcelona, 1996. v. 01. p. 282-284.
76. PIUBELE, U. G. ; ROSA, Paulo Ricardo da Silva ; GOBARA, S. T. . Grupo de Apoio ao Ensino de Ciências e Matematicas (GAECIM). In: IX Simposio de Ensino de Fisica, 1995, Niteroi. IX Simposio de Ensino de Fisica-. Niteroi: Org. Gloria Queiroz/UFF, 1995. v. 01.
77. GOBARA, S. T.; AYDOS, M. C. R. ; SANTOS, J. C. C. ; GALHARDO, E. P. ; PRADO, C. P. A. . O Ensino de Ciências Sob o Enfoque da Educação Ambiental. In: X Simposio de Ensino de Fisica, 1993, Londrina. IX Simposio de Ensino de Fisica-Tempo de Avaliação. Londrina: Org. Roberto Nardi / UEL, 1992. v. 01. p. 338-387.
78. GOBARA, S. T.; PRADO, C. P. A. . O Ensino de Ciências Sob o Enfoque da Educação Ambiental (6a série). In: IX Simposio de Ensino de Fisica-SNEF, 1993, Londrina. IX Simposio de Ensino de Fisica-Tempo de Avaliação. Londrina: Org. Roberto Nard / UEL, 1992. v. 01. p. 387-393.
79. SOUZA, C. ; GOBARA, S. T. . Fazendo para Ensinar : Um Laboratorio de Baixo Custo em Otica Geométrica. In: IX Simposio de Ensino de Fisica, 1991, São Carlos. São Carlos: Org. Dietrich Schiel / USP-São Carlos, 1991. v. 01.
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1. CEREALI, A. L. ; PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S. T. . Levantamento da situação atual das salas de recursos multifuncionais (SRM) em Campo Grande. In: XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva, 2018, Marília. Anais do XIV Jornada de Educação Especial e II Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva. Marília: APBEE, 2018. v. 1. p. 1048-1048.
Resumos publicados em anais de congressos
1. CANÇANÇÃO, Edgimar ; GOBARA, S. T. . Análise e intervenção no ensino e na aprendizagem de geografia nas séries iniciais diante do uso da informática educativa. In: VI EPECO, 2003, Campo Grande. Cadernos de resumos. Campo Grande: UCDB e UFMS, 2003. v. 01. p. 219-220.
2. GOBARA, S. T.; BONFIM, A. K. ; PIUBELI, Umbelina Giacometti . Uso do programa Prometeus nas alterações das concepções espontâneas em Mecânica.. In: XIV Simpósio Nacional de Ensino de Física (XIV SNEF), 2001, Natal/RN. Resumos do XIV SNEF. Natal: Universidade Fedral do Rio Grande do Norte, 2001. v. 01.
Resumos publicados em anais de congressos (artigos)
1. GOBARA, S. T.. Mapas Conceptuales como Instrumentos Didacticos en la Enseñanza de la Fisica. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 4, n.1, p. 80-80, 1986.
Apresentações de Trabalho
1. GOBARA, S. T.; XIMENES, F. A. . A Temática Piracema para o ensino de Ciências: repensando a Educação continuada de professores na perspectiva da Teoria da Objetivação.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
2. GOBARA, S. T.; XIMENES, F. A. . Piracema: subsídios para a formação continuidade professores de Ciências. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
3. GOBARA, S. T.; CAMILOTTI, D. C. . Contribuições da Teoria da Objetivação para delineamento de uma formação continuada para professores de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
4. PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S. T. . Situação das salas de recursos multifuncionais no município de Campo Grande após dez anos do programa de implantação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
5. CEREALI, A. L. ; PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S. T. . Levantamento da situação atual das salas de recursos multifuncionais (SRM) em Campo Grande. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
6. XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. . Formação continuada de professores de ciências e a temática ambiental: uma abordagem a partir do materialismo histórico e dialético. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologias. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
7. SILVA, R. C. ; GOBARA, S. T. . Explorando a física da dança de salão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
8. GOBARA, S. T.; COSTA, A. F. S. ; VINHOLI JUNIOR, A. J. . O ensino de biologia em uma abordagem inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
9. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . Formação continuada sobre modelos concretos facilitadores de aprendizagem para estudantes com deficiência visual. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
10. GOBARA, S. T.. ?Um olhar sobre as produções em Tecnologias Assistivas para o Ensino de Ciências?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
11. GOBARA, S. T.; VINHOLI JUNIOR, A. J. . Práticas pedagógicas no ensino de ciências/biologia para estudantes cegos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
12. GOBARA, S. T.; PLACA, J. S. V. . O Funcionamento salas de recursos multifuncionais de escolas de um munícipio brasileiro. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
13. GOBARA, S. T.; PLACA, J. S. V. . UMA PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA A FÍSICA: UMA PARCERIA ENTRE SURDOS E OUVINTES. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
14. PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S. T. . Um olhar sobre a produção bibliográfica das Tecnologias Assistivas aplicadas no Ensino de Ciências. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
15. MOURÃO, M.L.M. ; GOBARA, S. T. . A lousa digital interativa como instrumento de mediação entre o professor e alunos para a evolução dos conceitos sobre micro-organismos.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
16. XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. . Temáticas Ambientais na Formação Continuada para Professores de Ciências: Uma Análise dos Trabalhos Repertoriados em Eventos e Periódicos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
17. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Formação continuada para o uso das tecnologias no ensino de Ciências: mudança no sentido pessoal de uma professora.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
18. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . Modelos concretos e mapeamento conceitual: avaliando a compreensão de estudantes sobre célula.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
19. PLACA, J. S. V. ; GOBARA, S. T. . Salas de recursos multifuncionais: uma realidade das escolas municipais de Campo Grande/MS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
20. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . O processo de colaboração e interação com os instrutores surdos para a criação de sinais para conceitos de Física. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
21. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . Concepções de professores sobre cor luz e cor pigmento observadas em uma formação continuada para o ensino de ciências investigativo.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
22. XIMENES, F. A. ; GOBARA, S. T. . Formação continuada de professores de ciências da natureza: piracema no processo histórico da legislação de pesca do pantanal sul mato-grossense.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
23. GOBARA, S. T.; CAMILOTTI, D. C. . Formação continuada de professores de ciências para uso pedagógico do laptop educacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
24. BATISTA, E. M. ; GOBARA, S. T. . A INTERDISCIPLINARIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD E O USO DAS TICS: A PROPOSTA DO GINPEAD. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
25. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . Uso do laptop educacional em sequências de ensino investigativas para o ensino de ciências na educação infantil e anos inicias. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
26. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . Ensino Investigativo nas Séries Iniciais e Educação Infantil e formação de professores para uso das Tecnologias Educacionais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
27. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . O processo formativo de uma professora de Ciências para o uso das tecnologias da informação e comunicação: um olhar a partir da teoria da atividade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
28. MELLO, E. B. ; GOBARA, S. T. . ELABORAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA CONCEITOS DE DIVISÃO CELULAR-MITOSE. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
29. SILVA, R. C. ; GOBARA, S. T. . Ensino de Física e Arte: a Dança como ferramenta cultural na Teoria da Ação Mediada de James V. Werstch. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
30. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . A ADAPTAÇÃO DOS LAPTOPS EDUCACIONAIS COM TECNOLOGIAS ASSISTIVAS LIVRES PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PROJETO UCA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
31. SILVA, R. C. ; GOBARA, S. T. . LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE ?FÍSICA E ARTE?, DE 2001 A 2016, EM SIMPÓSIOS, ENCONTROS E REVISTAS DE ENSINO DE FÍSICA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
32. COSTA, A. F. S. ; GOBARA, S. T. . ENSINO INVESTIGATIVO EM BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E VISUAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
33. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . Apropriação dos conceitos de Força e Massa por Instrutores Surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
34. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . O PROCESSO FORMATIVO DE UMA PROFESSORA DE CIÊNCIAS PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA DA ATIVIDADE. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
35. GOBARA, S. T.. Do Limão à Limonada. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
36. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . Sinais de libras elaborados para os conceitos de massa, força e aceleração. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
37. CHAGAS, E. ; GOBARA, S. T. . Ensino de física para o curso técnico integrado em alimentos problematizado na região de Coxim. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
38. SILVA, W. M. ; GOBARA, S. T. . Teatro – fórum: sequência didática e livreto para o ensino de biologia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
39. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . Modelos concretos potencialmente facilitadores de aprendizagem em biologia celular. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
40. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . SINAIS DE LIBRAS PARA OS CONCEITOS DE MASSA E ACELERAÇÃO: TESTAGEM E ACEITAÇÃO DOS ALUNOS SURDOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
41. GOBARA, S. T.. Os Problemas que Têm Mobilizado as Pesquisas no Ensino de Ciências e Matemática. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
42. MELLO, D. A. A. ; GOBARA, S. T. . O Estudo de Ondas Periódicas em um Ambiente Virtual Colaborativo de Ensino e Aprendizagem de Física. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
43. MELLO, D. A. A. ; GOBARA, S. T. . AS INTERAÇÕES EM UM LABORATÓRIO VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE FÍSICA: minúcias indiciais de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
44. CHAGAS, E. ; GOBARA, S. T. . PROBLEMATIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA PARA O CURSO TÉCNICO DE ALIMENTOS: ETAPA DA INVESTIGAÇÃO TEMÁTICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
45. GOBARA, S. T.; CAMILOTTI, D. C. ; AVANCINI, R. M. . Perfil dos Professores Participantes de uma Pesquisa-Formação para o Uso Pedagógico do Laptop Educacional no Ensino de Ciências das Séries Iniciais e Educação Infantil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
46. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . UCA Acessibilidade: Uma realidade das escolas participantes em Mato Grosso do Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
47. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
48. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . As tecnologias da informação e comunicação nas mediações entre professor, alunos e conteúdo: o que os planos de ensino dos professores revelam?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
49. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA OS CONCEITOS DE ACELERAÇÃO, MASSA E FORÇA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
50. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . Verificação de aprendizagem sobre célula utilizando mapas conceituais. In: 5º Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).
51. SILVA, W. M. ; GOBARA, S. T. . O levantamento preliminar: redirecionamento para o ensino e a aprendizagem problematizadora em Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
52. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . Sinais dos conceitos de massa, aceleração e força para surdos na literatura nacional e internacional. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
53. JARDIM, M. I. A. ; GOBARA, S. T. . O ensino do conceito de intensidade sonora nos cursos de Arquitetura de Campo Grande – MS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
54. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . F ormação continuada de professores de Ciências e Matemática para o uso das tecnologias de informação e comunicação: caminhos trilhados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
55. MELLO, D. A. A. ; GOBARA, S. T. . LAFIS: Um Laboratório Virtual de Aprendizagem Colaborativa de Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
56. GOBARA, S. T.; RECENA, M. C. P. ; MACHADO, V. M. . O Ensino de Ciências e Suas Vertentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
57. GOBARA, S. T.. O Mestrado Profissional em Ensino de Ciências: realidade e perpectivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
58. GOBARA, S. T.; RECENA, M. C. P. ; MONTEIRO, P. C. . Debate: Formação de Professores de Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
59. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . Formação Continuada para Integração do Laptop Educacional: contribuições para a mudança na prática pedagógica do professor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
60. VARGAS, J. S. ; GOBARA, S. T. . Ocorrências de Interações nas Aulas de Física Envolvendo Alunos com Surdez em Escolas Públicas de Campo Grande. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
61. ERROBIDART, N. C. G. ; GOBARA, S. T. . Livros Didáticos De Física: Influência da Noosfera na Transposição Didática de Ondas Sonoras. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).
62. GOBARA, S. T.. Mestrado Profissional em Ensino:O que é? Quais os limites e possibilidades?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
63. MAEOCA, G.S. ; GOBARA, S. T. . Construção de um Instrumento Musical de Sopro para Auxiliar na Aprendizagem de conceitos Físicos Relacionados às Ondas Sonoras. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
64. GOBARA, S. T.. O Ensino de Ciências e a Questão Ambiental: da pesquisa à sala de aula. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
65. GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G. . As experiências de tiros alternados como objeto de ensino em livros didáticos de física. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).
66. JARDIM, M. I. A. ; ERROBIDART, N. C. G. ; GOBARA, S. T. . Transposição didática e ondas sonoras como objeto de estudo. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
67. GOBARA, S. T.. Tecnologias da Informação e Comunicação e Ensino Experimental: uma transposição em busca da autonomia do professor. 2009. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
68. ERROBIDART, H. A. ; GOBARA, S. T. ; ERROBIDART, N. C. G. . Levantamento dos Trabalhos que Descrevem a Utilização da Experimentação como Estratégia para O Ensino de Ondas (2002-2007). 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
69. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Um Ambiente Virtual Para Introduzir Conceitos Sobre Ondas Sonoras:O Desafio ?Abaixe O Volume?. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
70. NASCIMENTO, C. S. ; GOBARA, S. T. . A contextualização do ensino de ondas por meio do corpo humano. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).
71. ERROBIDART, N. C. G. ; GOBARA, S. T. ; JARDIM, M. I. A. . O Conceito de Ondas Sonoras em Livros Didáticos do Ensino Secundário Brasileiro de 1927 a 1959. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
72. GOBARA, S. T.; MARQUES, S. M. . Aprendizagem de Ondas Sonoras por meio de uma situação Adidática. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
73. JARDIM, M. I. A. ; GOBARA, S. T. ; ERROBIDART, N. C. G. . Levantamento dos Trabalhos Em Ensino de Física que Investigaram Ondas Sonoras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
74. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Os Recursos da Informática Como Meio para Evidenciar os Obstáculos Epistemológicos e Motivar a Aprendizagem de Ondas Sonoras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).
75. MARQUES, S. M. ; GOBARA, S. T. . Análise de uma situação adidática visando a aprendizagem de ondas sonoras. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
76. GOBARA, S. T.. Licenciatura de Física no Brasil. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
77. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Sociedade, Educação e Ensino de Física no Brasil: Do Brasil Colônia ao Fim da Era Vargas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
78. NASCIMENTO, C. S. ; GOBARA, S. T. . Uma Introdução ao Ensino de ondas Sonoras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
79. GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G. ; MARQUES, S. M. . As representações dos alunos sobre o conceito de onda. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
80. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . Os recursos da informática como meio potencialmente significativo para a aprendizagem de ondas sonoras: O jogo do erro. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
81. NASCIMENTO, C. S. ; GOBARA, S. T. . O uso do aparelho fonador para o ensino de ondas sonoras. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
82. GOBARA, S. T.; GUIMARAES, N. C. ; MARQUES, S. M. ; JARDIM, M. I. A. ; ERROBIDAR, H. A. ; PLACA, L. F. . O conceito de ondas na visão dos estudantes. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).
83. GOBARA, S. T.. Da Possibilidade ao Real: a utilização das tecnologias informacionais pelos professores. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
84. BATISTA, Erlinda Martins ; GOBARA, S. T. . As concepções de fórum on-line dos professores de um curso a distância. 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).
85. GOBARA, S. T.; PIUBÉLI, Umbelina Giacometti . Iluminando o Acampamento. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
86. GOBARA, S. T.; PIUBÉLI, Umbelina Giacometti . Física Contextualizada:iluminando o acampamento. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
87. GOBARA, S. T.. Mestrado Profissional em Ensino: O que é? Quais os limites e possibilidades ?. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).