bancas
Participação em bancas de trabalhos de conclusão
MESTRADO
1. ANACHE A.A.; GARCIA, M.M.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Bruno Roberto Nantes Araújo. Os desafios dos tradutores e intérpretes de língua de sinais com indígenas surdos. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2. RENOVATO, R. D.; SASS, G. G.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Fernando Dib Gonçalves. desenvolvimento de sistema de gerenciamento da aprendizagem para a pós-graduação de ensino em saúde. 2018. Dissertação (Mestrado em MESTRADO PROFISSIONAL ENSINO E SAÚDE) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
3. GOBARA, S. T.; ANACHE A.A.; SOUZA, P. R.; VINHOLI JUNIOR, A. J.. Participação em banca de Evelyn Bernardino Mello. ELABORAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA CONCEITOS DE BIOLOGIA CELULAR. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
4. GOBARA, S. T.; MACHADO, V. M.; NAKASHIMA, R. H. R.. Participação em banca de Maria Leir Marinho Mourão. Uso Da Lousa Digital Interativa Como Recurso Pedagógico No Ensino De Ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
5. GOBARA, S. T.; Carvalho, A. M. P.; RECENA, M. C. P.. Participação em banca de Neila Andrade Tostes López dos Santos. Ensino de Ciências em Rede: possibilidades e implicações de uma formação continuada de professores para uso do ambiente virtual moodle. 2016.
6. GOBARA, S. T.; BITTAR, Marilena; FREITA, J. L. M.. Participação em banca de Rogério´Cardoso Batista. Um estudo de representação de funções numa perspectiva de articulação entre Matemática e Física. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
7. GOBARA, S. T.; FIGUEIRA, K. C. N.; LANCILLOTTI, S. S. P.. Participação em banca de Kátia maria Rizzo. Projeto UCA – Um computador por aluno: uma análise do trabalho didático no ensino de ciências da natureza. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
8. GOBARA, S. T.; NASCIMENTO, S. S.; ZANON, A. M.. Participação em banca de Waleska Melo da Silva. O teatro fórum para o ensino e aprendizagem de Ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
9. GOBARA, S. T.; DELOZOICOV, D.; RECENA, M. C. P.; CORREA, H. P. S.. Participação em banca de Edvanio Chagas. Ensino de Física para o curso técnico integrado em alimentos problematizado na região de Coxim. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
10. GOBARA, S. T.; GAUCHE, R.; GUIMARAES, N. C.. Participação em banca de JAQUELINE SANTOS VARGAS. ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SINAIS ESPECÍFICOS PARA OS CONCEITOS DE MASSA, FORÇA E ACELERAÇÃO EM LIBRAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
11. GOBARA, S. T.; GAUCHE, R.; GUIMARAES, N. C.. Participação em banca de JAQUELINE SANTOS VARGAS. ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SINAIS ESPECÍFICOS PARA OS CONCEITOS DE MASSA, FORÇA E ACELERAÇÃO EM LIBRAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
12. GOBARA, S. T.; PERRELLI, M.A.S.; TEIXEIRA, L. R. M.. Participação em banca de Adriana Araújo de Lima. Uso e escolha do livro didático por professores de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino de Terenos, Mato Grosso do Sul. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco.
13. RECENA, M. C. P.; CALDEIRA, A. M. A.; GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G.. Participação em banca de MILTON BASTO LIRA. VÍDEOS DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVO-INVESTIGATIVOS: UM ESTUDO DE SIGNOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA COMBUSTÃO. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
14. SCHERER, S.; COSTA, N. M. L.; GOBARA, S. T.; BITTAR, Marilena. Participação em banca de Daiane dos Santos Pereira Corrêa. Licenciatura em Matemática à distância e a formação de professores para/com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
15. ROSA, Paulo Ricardo da Silva; OSTERMANN, F.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Kamila Rodrigues Coelho. Utilização de um software de hipermídia para o ensino do conceito de equivalência massa e energia em uma turma de 2ª série do Ensino Médio. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
16. GOBARA, S. T.; FERREIRA, F. C.; ERROBIDART, N. C. G.. Participação em banca de Gláucia da Silva Maeoca. Construção de instrumentos musicais artesanais por alunos para auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos relacionados às ondas sonoras. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
17. Caluzi, J. J.; GOBARA, S. T.; Gatti, S. R. T.. Participação em banca de Sergio Luiz Bragato Boss. Ensino de Eletrostática – A história da Ciências contribuindo para a aquisição de subsunções. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
18. GOBARA, S. T.; BORGES, T.; ROSA, Paulo Ricardo da Silva. Participação em banca de Cláudia Santos do Nascimento. A Contextualização do Ensino de Ondas Sonoras por Meio do Corpo Humano. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
19. GOBARA, S. T.; Marin, A. J; SILVA, F. C. T.. Participação em banca de Cláudia Natália Saes Quiles. As salas de tecnologias educacionais: modos de ensinar e de aprender como traduções de culturas escolar. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
20. GOBARA, S. T.; Pacca, L A; Pietrocola, M. Participação em banca de Maria Cristina P. Stella de Azevedo. Situações de ensino – aprendizagem: Análise de uma seqüência didática de física a partir da Teoria das Situações. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciêencias e Matemática) – Universidade de São Paulo.
21. PAES, Luiz Carlos; GONCALVES, T. O.; FREITAS, José Luiz Magalhães de; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Kátia Sebstiana Carvalho dos Santos Farias. A representação do espaço nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
22. GOBARA, S. T.; Nunes, C.A.A.; Pietrocola, M. Participação em banca de Solange Fonseca Santos Andrade. Protagonismo juvenil no ensino de física : alunos elaborando roteiros de simulação no ensino médio. 2007. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Física) – Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
23. GOBARA, S. T.; FREITAS, José Luiz Magalhães de; PAES, Luiz Carlos; INFORSATO, Edson Do Carmo. Participação em banca de Vanilda Alves da Silva. Procedimentos de contagem e medida utilizados pelos indígenas Grarani-Kaiowa e Grarani-Nandeva na reserva indígena de Dourados- um estudo matemático. 2006. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
24. GOBARA, S. T.; ZANON, A. M.; ROJAS, J.. Participação em banca de Magda Maciel de Oliveira. Uso Pedagógico da Internet nas Séries Iniciais-Concepções dos Professores. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
25. ZANON, A. M.; SILVA, G. M.; SIQUEIRA, O. S.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Delmir da Costa Felipe. Hipertexto e Ensino de Química: Visões de Alunos e Professores. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
26. GOBARA, S. T.; BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de. Participação em banca de Magda Cristina Junqueira Godinho Mongelli. Um Estudo sobre procedimentos e invariantes operatórios utilizados por alunos do IV Ciclo do Ensino Fundamental de problemas de simetria axial. 2005. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
27. GOBARA, S. T.; KAWAMURA, M. R.; MATTOS, C. R.. Participação em banca de Paula Fernanda Ferreira de Souza. Energia e Desenvolvimento Sustentável:Perpectivas para o Ensino de Física. 2005 – Instituto de Física da Universidade de São Paulo.
28. GOBARA, S. T.; DELBEN, Angela Antonia Sanches Tardivo; MELNIKOV, Petr. Participação em banca de Elias Nogueira de Aguiar. Preparação e caracterização do sistema polifosfato misto contendo o ìon Érbio. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Física) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
29. GOBARA, S. T.; BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz Magalhães de; MORELATTI, Maria Raquel Miotto. Participação em banca de Ana Paula Stockler Bojikian Hernandez da Rosa. Um estudo sobre o uso do software superlogo na organização do pensamento matemático. 2004. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Teses de doutorado
1. PEREIRA, J. H. V.; OLIVEIRA, R.T.C.; COSTA, A. F. S.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Wanderlice da Silva Assis. A Cultura Material Escolar no Brasil(1998-2015): análise da produção científica e acadêemica brasileira. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2. ANACHE A.A.; SOUZA, N. M. M.; MOURA, M. O.; MORETTI, V. D.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Anelise Kisielewski Esteves. Conteúdo e forma na atividade de formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2016. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
3. OSORIO, A. C. N.; FRANCISCO, D. J.; PUENTES, R. V.; LEAO, I. B.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Sergio Antunes de Almeida. A subjetividade do professor tutor da educação à distância: ser sujeito quando já não se é o outro de si mesmo. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
4. GOBARA, S. T.; OSTERMANN, F.; BASTOS, F. P.; TURINE, M. A. S.. Participação em banca de DANTE ALIGHIERI ALVES DE MELLO. UM AMBIENTE VIRTUAL COLABORATIVO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA COM BASE NA TEORIA DE VYGOTSKY. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
5. GOBARA, S. T.; LEMOS, E. S.; OBARA, A. T.; VARGAS, I. A.. Participação em banca de AIRTON JOSÉ VINHOLI JÚNIOR. MODELAGEM DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM BIOLOGIA CELULAR. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
6. OSTERMANN, F.; GOBARA, S. T.; GUERRA, A.; CAVALCANTI, C.; HADJIMICHEF, D.; PRADO, S. D.. Participação em banca de Eliane Dias Alvarez Schäfer. Impacto do mestrado profissional em ensino de Física da UFRGS na prática docente: um estudo de caso. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
7. GOBARA, S. T.; SCHERER, S.; MARQUES, G. C.; FERREIRA, W. B.. Participação em banca de Erlinda Batista Martins. INTERAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFMS: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
8. LIMA, C. M.; TEIXEIRA, L. R. M.; BITTAR, Marilena; GOBARA, S. T.; SCHERER, S.. Participação em banca de Bernadete Maria Andreazza Gregio. Formação continuada de professores e pesquisa-formação: possibilidades e dificuldades na formação de professores para o uso de tecnologia no ensino de Matemática. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
9. BITTAR, Marilena; LIMA, C. M.; SCHERER, S.; FREITA, J. L. M.; GOBARA, S. T.; SOUZA, N. M. M.. Participação em banca de Bernadete Maria Andreazza Gregio. Formação continuada sob a perspectiva da pesquisa-ação: o uso de tecnologias na prática pedagógica de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
10. GOBARA, S. T.; PERRELLI, M.A.S.; RECENA, M. C. P.; BITTAR, Marilena; FREITA, J. L. M.. Participação em banca de Maria Inês de Affonseca Jardim. Transposição didática: o conceito de som nos cursos de Arquitetura de Campo Grande. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
11. ASSIS, A. K. T.; NEVES, M. C. D.; CARVALHO, L. M. O.; GOBARA, S. T.; SOUZA FILHO, M. P.. Participação em banca de Sergio Luiz Bragatto Boss. Tradução Comentada de Artigos Stephen Gray (1666-1736) e Reprodução de Experimentos Históricos com Materiais Acessíveis – subsídios para o ensino de eletricidade. 2011. Tese (Doutorado em Educação Para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
12. GOBARA, S. T.; VERGNAUD, G; CAZALET, E.; REGNIER, J. C.. Participação em banca de Nicolas PARATORE. L?enseignement-apprentissage du schéma électrique dans un Environnement Informatique d?Apprentissage Humain : un problème de didactique de la physique. 2010. Tese (Doutorado em Ecole doctorale EPIC ED 485 ? Education ? Psycholo) – Université Lumière Lyon2.
13. GOBARA, S. T.; KRAPAS, S.; PERRELLI, M.A.S.; AYDOS, M. C. R.. Participação em banca de Nádia Cristina Guimarães Errobidart. Um estudo qualitativo sobre as transformações pelas quais passam os saberes sobre a física ondulatória até chegarem à sala de aula.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
14. GOBARA, S. T.; MOREIRA, F.A.; JUSTI, R.S.; BORGES, O. N.; BORGES, T.. Participação em banca de Alessandro Damassio Trani Gomes. Uma investigação sobre a aprendizagem dos conceitos de evidência no laboratório escolar. 2009. Tese (Doutorado em doutorado em educação) – Universidade Federal de Minas Gerais.
Qualificações de Doutorado
1. FREITAS, J. L. M.; LIMA, I. M. S.; GOBARA, S. T.; RACHIDI, M.; SANTOS, E. S. C.. Participação em banca de Sonia Monteiro da Silva Burigato. A introdução do conceito de limite: as escolhas de alunos neste processo de aprendizagem. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2. SOUZA, N. M. M.; ASBAHR, F. S. F.; ANACHE A.A.; GOBARA, S. T.; CEDRO, W. L.. Participação em banca de MARIA ELÍDIA TEIXEIRA REIS. Sentidos atribuídos à formação continuada do professor que ensina matemática em uma proposta de parceria entre universidade e escola. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
3. ANACHE, A.; MATTOS, C. R.; NEVES, M. C. D.; SOUZA, N. M. M.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Rodrigo Claudino Diogo. Formação continuada de professores para a apropriação crítica das tecnologias de informação e comunicação: o percurso de uma pesquisa-ação-formação. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
4. SOUZA, N. M. M.; GOBARA, S. T.; MORETTI, V. D.; MOURA, M. O.. Participação em banca de ANELISA KISIELEWSKI ESTEVES. Organização de formas e conteúdos em um movimento formativo: mudanças na qualidade das necessidades do professor que ensina matemática nos anos iniciais. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
5. GOBARA, S. T.; BASTOS, F. P.; TURINE, M. A. S.; SOUZA, N. M. M.. Participação em banca de Dante Alighieri Alves de Mello. Um Ambiente Virtual de Aprendizagem Colaborativo para o Ensino e Aprendizagem de Física com base na Teoria Socio-Interacionista de Vygotsky. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educção) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
6. PESSANHA, E.C.; LINHALES, M. A.; GOBARA, S. T.; SILVA, B.. Participação em banca de Wanderlice da Silva Assis. Objetos para ensinar em instituições de ensino secundário do sul de Mato Grosso (1930-1950). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educção) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
7. FRANCISCO, D. J.; GOBARA, S. T.; LEAO, I. B.; OSORIO, A. C. N.; PUENTES, R. V.. Participação em banca de Sergio antunes Almeida. A subjetividade do professor tutor da educação a distância: ser sujeito quando já não se é o outro de si mesmo. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educção) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
8. GOBARA, SHIRLEY TAKECO; LEMOS, E. S.; OBARA, A. T.; VARGAS, I. A.; OSORIO, A. C. N.. Participação em banca de Airton Vinholi Junior. Modelagem Didática à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa para o Ensino e a Aprendizagem de Biologia Celular. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
9. GOBARA, S. T.; KRAPAS, S.; PERRELLI, M.A.S.; RECENA, M. C. P.; BITTAR, Marilena. Participação em banca de Maria Inês Affonseca Jardim. Transposição didática: o conceito de som nos cursos de arquitetura de Campo Grande. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Qualificações de Mestrado
1. PESSANHA, E.C.; TABORADA DE OLIVEIRA, M. A.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Maria Cecília Serafim Silva. Aparelhamento escolar da Escola Estadual Maria Contança de Barros Machado (1938-1956). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2. GOBARA, SHIRLEY TAKECO; BASTOS, F. P.; SAUERWEIN, I. P. S.. Participação em banca de ISMAEL GOULART OLIVEIRA. Ensino de Física mediado por dispositivos móveis. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática e Ensino de Física) – Universidade Federal de Santa Maria.
3. GOBARA, S. T.; BROSTOLIN, M. R.; AYDOS, M. C. R.. Participação em banca de JUDITH FERREIRA DA SILVA. Formação de professores para o uso das tecnologias educacionais nos cursos de Pedagogia em Campo Grande ? MS: marginalização ou inclusão. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
4. PAES, Luiz Carlos; FREITAS, José Luiz Magalhães de; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Rogério Cardoso Batista. Um estudo de representação de funções numa perspectiva de articulação entre Matemática e Física. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
5. GOBARA, S. T.; NASCIMENTO, S. S.; ZANON, A. M.. Participação em banca de Waleska Melo da Silva. Teatro-Fórum para o Ensino e Aprendizagem de Ciências. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
6. GOBARA, S. T.; GAUCHE, R.; ROSA, P. R. S.. Participação em banca de Jaqueline Santos Vargas. Uma Proposta de Elaboração de Sinais Específicos para os Conceitos de Massa, Força, Aceleração em Libras. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
7. GOBARA, S. T.; RECENA, M. C. P.; CORREA, H. P. S.. Participação em banca de Edvanio Chagas. Ensino de Física para o Curso Técnico Integrado em Alimentos problematizados na região de Coxim. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
8. GOBARA, S. T.; FIGUEIRA, K. C. N.; LANCILLOTTI, S. S. P.. Participação em banca de Katia Maria Rizzo. Projeto UCA – Um computador por aluno: uma análise do trabalho didático no ensino de ciências da natureza. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Educação) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
9. PERRELLI, M.A.S.; GOBARA, S. T.; TEIXEIRA, L. R. M.. Participação em banca de Adriana Araújo de Lima. Uso e escolha do livro didático por professores de Ciências e Biologia da rede estadual de ensino de Terenos, Mato Grosso do Sul. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco.
10. RECENA, M. C. P.; CALDEIRA, A. M. A.; GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G.. Participação em banca de Milton Basto Lira. Vídeos de Experiementos Demonstrativos-investigativos: Um estudo de Signos Produzidos por Alunos de Ensino Médio Sobre o Tema Combustão. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
11. SCHERER, S.; COSTA, N. M. L.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Daiane dos Santos Pereira Corrêa. Licenciatura em Matemática à distância e a formação de professores para/com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em Educação Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
12. RECENA, M. C. P.; CALDEIRA, A. M. A.; GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G.. Participação em banca de MILTON BASTO LIRA. VÍDEOS DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVO-INVESTIGATIVOS: UM ESTUDO DE SIGNOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA COMBUSTÃO. 2012.
13. GOBARA, S. T.; FERREIRA, F. C.; LANGHI, R.. Participação em banca de Gláucia da Silva Maeoca. Construção de instrumentos musicais artesanais por alunos para auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos relacionados às ondas sonoras. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
14. ROSA, Paulo Ricardo da Silva; GOBARA, S. T.; OSTERMANN, F.. Participação em banca de Kamila Rodrigues Coelho. Utilização de um software de hipermídia para o ensino do conceito de equivalência massa e energia em uma turma de 2ª série do Ensino Médio. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
15. ROSA, Paulo Ricardo da Silva; VEIT, E. A.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Eliéverson Guerchi Gonzales. Aprendizagem significativa e mudança conceitual: utilização de um ambiente virtual para o ensino de circuitos elétricos de jovens e adultos. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1. GOBARA, S. T.; MELLO, D. A. A.; ERROBIDART, N. C. G.. Participação em banca de Jéssica Fernandes Reguera Ruiz.Um Estudo Sobre o Saber Pedagógico Associado a Novas Tecnologias.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2. PIUBÉLI, Sérgio Luiz; DELBEN, Angela Antonia Sanches Tardivo; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Robson Jaques.Construção de um osciloscópio mecânico acoplado a sistema multimídia como recurso didático para ser utilizado em aulas demonstrativas.. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
3. Lacerda, M; ROSA, Paulo Ricardo da Silva; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Anderson Afonso Arévolo.Utilização de hipertextos para a aprendizagem de Eletricidade no Ensino Médio. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
4. ROSA, Paulo Ricardo da Silva; Lacerda, M; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Ronaldo Conceição da Silva.O Ensino de Física por meio de produção de curtas-metragens. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
5. DELBEN, Angela Antonia Sanches Tardivo; SIQUEIRA, O. S.; GOBARA, S. T.. Participação em banca de Nélio Augusto Pereira de Souza.Física da Matéria Condensada em Linguagem Cotidiana. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1. CORREIA, V. R.; GOBARA, S T; VEIT, E. A.; BASTOS, F. P.. Memorial de atividades acadêmicas. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.
2. CORREIA, V. R.; GOBARA, S. T.; BASTOS, F. P.; VEIT, E. A.. Memorial Descritivo. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.
3. CORREIA, V. R.; VEIT, E. A.; GOBARA, S. T.; BASTOS, F. P.. Da empiria ingênua à epistemologia crítica. 2017. Universidade Federal de Santa Catarina.
4. GARNICA, A.V. M.; GOBARA, S T; MENDES,A. M.; Gonçaves, O.T.. Memorial Descritivo. 2017. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
5. BASTOS FILHO, J. B.; FREIRE, O; MORETTI, M. T.; GOBARA, S. T.. Titular de carreira. 2016. Universidade Federal de Santa Catarina.
Concurso público
1. GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G.; ROSA, P. R. S.. Concurso Público para ingresso na Carreira do Magistério Superior na Classe de Professor Adjunto A, Grande Área/ Área: Multidisciplinar/ Ensino ? (948) ? INFI.. 2014. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
2. GOBARA, S. T.; ERROBIDART, N. C. G.; OLIVEIRA, R.. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS. 2013. Universidade Federal da Grande Dourados.
3. GOBARA, S. T.. Concurso publico para Professor Adjunto. 2007. Universidade Federal da Grande Dourados.
4. GOBARA, S. T.. Concurso público para Professor Adjunto. 2006. Universidade Federal de Santa Catarina.
Avaliação de cursos
1. GOBARA, S. T.; Kassar, E.. Avalição do curso de Licenciatura em Física da UEMS. 2008. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
Eventos
Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1. I Encontro da Rede de Cooperação Universitária para o Ensino, pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em tecnologia Assistiva. 2015. (Encontro).
2. Seminário de acompanhamento dos programas de Pós-Graduação da área de Ensino. 2015. (Seminário).
3. X Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências.Apropriação dos conceitos de Força e Massa por Instrutores Surdos. 2015. (Encontro).
4. III Seminário de Acompanhamento da área de Ensino. 2014. (Seminário).
5. Seminário de Acompanhamento da área de Ensino. 2013. (Seminário).
6. I Seminário Internacional de Educação a Distância.Formação Continuada para Integração do Laptop Educacional: contribuições para a mudança na prática pedagógica do professor. 2012. (Seminário).
7. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.Os desafios das pesquisas em Educação em Ciências e Matemática?. 2012. (Encontro).
8. XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Ocorrências de Interações nas Aulas de Física Envolvendo Alunos com Surdez em Escolas Públicas de Campo Grande. 2012. (Encontro).
9. XIV Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Livros Didáticos De Física: Influência da Noosfera na Transposição Didática de Ondas Sonoras. 2012. (Encontro).
10. I CICLO DE SIMPÓSIOS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM DEBATES.I SIMPÓSIO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E AS MATRIZES DE REFERÊNCIA DAS AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA. 2011. (Simpósio).
11. I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseña de las Ciencias. As dificuldades para o ensino de física aos alunos surdos em escolas estaduais de Campo Grande-MS. 2011. (Congresso).
12. I Congresso Iberoamericano de Investigación en Enseña de las Ciencias. O aluno surdo nas escolas regulares: dificuldades na inclusão. 2011. (Congresso).
13. VIII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.As dificuldades para o ensino de Física aos alunos surdos em escolas estaduais de Campo Grande-MS. 2011. (Encontro).
14. VIII ENPEC-Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.O aluno surdo nas escolas regulares: dificuldades na inclusão. 2011. (Encontro).
15. XIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.As experiências de tiros alternados como objeto de ensino em livros didáticos de física. 2011. (Encontro).
16. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.Construção de um instrumento musical de sopro para auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos relacionados às ondas sonoras. 2011. (Simpósio).
17. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.O Ensino de Ciências e a Questão Ambiental: da pesquisa à sala de aula. 2011. (Simpósio).
18. XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física.CO31-Divulgação e Comunicação de Física em Espaços Formais e Não Formais. 2011. (Simpósio).
19. 60 Reunião Anual da SBPC. A Formação de Professores de Física e de Ciências. 2008. (Congresso).
20. Colóquios do Departamento de Física.A Pesquisa em Ensino de Ciências. 2008. (Outra).
21. Colóquios do Departamento de Física.Profissão: Licenciado em Física. 2008. (Outra).
22. Segundo Simpósio Internacional América Latina.Análise de uma situação adidática visando a aprendizagem de ondas sonoras. 2008. (Seminário).
23. XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física ? XI EPEF.Coordenadora da seção CO-08 – Ensino-Aprendizagem de Física. 2008. (Encontro).
24. Vi Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.O uso do aparelho fonador para o ensino de ondas sonoras. 2007. (Encontro).
25. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências.Os recursos da informática como meio potencialmente significativo para aprendizagem de ondas sonoras: O jogo do erro. 2007. (Encontro).
26. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências-VI ENPEC.O conceito de ondas na visão dos estudantes. 2007. (Encontro).
27. VI Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências-VI ENPEC.Coordenadora de sessão de apresentação de trabalhos. 2007. (Encontro).
28. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste.As concepções de fórum on-line dos professores de um curso a distância. 2006. (Encontro).
29. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.Participação com a apresentação do trabalho intitulado De onde Vem o Som da Voz. 2005. (Encontro).
30. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Apresentação do trabalho intitulado Iluminando o acampamento no XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2005. (Simpósio).
31. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Coordenadora da sessão de comunicaões orais – Interdisciplinaridade e Ensino de Física – no XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2005. (Simpósio).
32. I Seminário Internacional sobre o uso de Objetos de aprendizagem. 2004. (Seminário).
33. IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.Apresentação da Palestra Velhos Problemas e Novas Estratégias: A Informática no Ensino de Física no IX Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2004. (Encontro).
34. Simpósio Nacional de Ensino de Física.XV Simpósio Nacional de Ensino de Física- XV SNEF, Curitiba-Pr, 21 a 26 de março. 2003. (Simpósio).
35. VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. 2003. (Encontro).
36. XII Encontro Internacional de Educação.XII Encontro Internacional de Educação Mercosul/Conesul Desafio Político e Pedagógico – Campo Grande-MS, 13 a 15 de outubro. 2003. (Encontro).
37. XV Simpósio nacional de Ensino de Física.XV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Curitiba-Pr, 21 a 26 de março. 2003. (Simpósio).
38. XV Simpósio Nacional de Ensino de Física.XV Simpósio nacional de Ensino de Física – XV SNEF, Curitiba-Pr, 21 a 26 de março. 2003. (Simpósio).
39. VIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física. 2002. (Encontro).
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1. GOBARA, S. T.; SCHERER, S. ; MIRANDA, C. S. S. ; MELLO, D. A. A. ; CAMILOTTI, D. C. ; OLIVEIRA, A. ; VINHOLI JUNIOR, A. J. ; CORREA, D. S. P. . I SEMINÁRIO PROUCA-MS: Reflexões e desafios para o uso do Laptop Educacional,. 2012. (Outro).
2. GOBARA, S. T.; BOZANO, Dorotéia ; PIUBÉLI, Umbelina Giacometti ; ROSA, Paulo Ricardo da Silva ; PIUBÉLI, Sérgio Luiz . Observação do eclipse lunar. 2004. (Exposição).
3. GOBARA, S. T.. Semana de recepção dos calouros do curso de Física. 2002. (Outro).
4. GOBARA, S. T.. Semana de recepção dos calouros dos cursos de Física. 2001. (Outro).
5. GOBARA, S. T.. XI Semana de Física. 2001. (Outro).
Orientações
Orientações e supervisões em andamento
Dissertação de mestrado
1. Karina Frenham Capille. O ensino de Ciências: a experimentação no ensino fundamental na perspectiva da Teoria da Objetivação. Início: 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).
Tese de doutorado
1. Evelyn Bernardino Mello. Formação continuada para professores surdos: o uso da Teoria da Objetivação para subsidiar uma prática colaborativa para criação e uso de novos conceitos de biologia em libras. Início: 2019. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).
2. Tânia Mara Dias Gonçalves Brizueña. O PROFESSOR DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, DA REDE MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE-MS. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).
3. Neila Andrade Tostes López dos Santos. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: ENSINO INVESTIGATIVO UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO EM EXPERIMENTOS PROBLEMATIZADORES. Início: 2018. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).
4. Jonas de Paula Oliveira. O ENSINO DE FÍSICA E A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO COM FOCO NO ENEM: UM OLHAR SOBRE REFLEXO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE FÍSICA. Início: 2017. Tese (Doutorado em Doutorado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. (Orientador).
Orientações e supervisões concluídas
Dissertação de mestrado
1. Maria Leir Marinho Mourão. Uso Da Lousa Digital Interativa Como Recurso Pedagógico No Ensino De Ciências. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
2. Evelyn Bernardino Mello. ELABORAÇÃO DE SINAIS DE LIBRAS PARA CONCEITOS DE DIVISÃO CELULAR-MITOSE. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
3. Alessandra Françoso da Silva Costa. ENSINO INVESTIGATIVO EM BIOLOGIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E VISUAL. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Coorientador: Shirley Takeco Gobara.
4. MARCOS DE OLIVEIRA MONTEIRO. O Ensino de Ciências nas séries iniciais: Uma Experiência com o software Scratch. 2018. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
5. NEILA ANDRADE TOSTES LÓPEZ DOS SANTOS. Formação continuada de professores : Possibilidades e Implicações do uso do Moodle para o Ensino de Ciências. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
6. Judith Ferreira da Silva. FORMAÇÃO PARA O USO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NOS CURSOS DE PEDADGOGIA DE CAMPO GRANDE ? MS: MARGINALIZAÇÃO OU INCLUSÃO. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
7. Waleska Melo da Silva. TEATRO-FÓRUM PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
8. Edvanio Chagas. ENSINO DE FÍSICA PARA O CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM ALIMENTOS PROBLEMATIZADO NA REGIÃO DE COXIM. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
9. Jaqueline Santos Vargas. ELABORAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SINAIS ESPECÍFICOS PARA OS CONCEITOS DE MASSA, FORÇA E ACELERAÇÃO EM LIBRAS. 2014. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
10. Gláucia da Silva Maeoca. Construção de instrumentos musicais artesanais por alunos para auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos relacionados às ondas sonoras. 2012. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
11. Hudson Azevedo Errobidart. A Utilização De Dispositivos Experimentais Para Ensinar Ondas. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
12. Edy Wilson Ferreira Mendes da Silva. Laboratório Educativo Virtual Interativo mediado à distância. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mat. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
13. Simone Machado Marques. A INFLUÊNCIA DO USO DE UM ARTEFATO TECNOLÓGICO ? O TELEFONE ? NA APRENDIZAGEM DE ONDAS SONORAS. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mat. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
14. Gláucia da Silva Maeoca. Ensinando ondas sonoras por meio da construção de instrumentos musicais. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
15. Cláudia Santos do Nascimento. A Contextualização do Ensino de Ondas Sonoras por Meio do Corpo Humano. 2009. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
16. Rodrigo Claudino Diogo. A APRENDIZAGEM DE ONDAS SONORAS SOB A ÓTICA DE DESAFIOS EM UM AMBIENTE VIRTUAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
17. Erlinda Martins Batista. O Papel do Fórum On-line em um Curso de Pós-graduação Lato Sensu a Distância: um estudo de caso. 2006. 160 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
18. Valdivina Alves Ferreira. Informática e Projetos Educativos: Desafios Possibilidades e Limites. 2005. 171 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
19. Lídia Raquel Louback Paranhos. Da Possibilidde para o Real: uma pesquisa-ação sobre a formação de professores reflexivos e autônomos na utilização da informática na educação. 2005. 160 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
20. Edgimar Cançanção. Análise E Intervenção No Uso Da Informática Nas Séries Iniciais No Ensino E Aprendizagem Da Geografia. 2004. 205 f. Dissertação (Mestrado em Mestrado Em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
Tese de doutorado
1. DIRCE CRISTIANE CAMILOTTI. PESQUISA-FORMAÇÃO COM PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: EMANCIPAÇÃO COLETIVA PARA USO DE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS DIGITAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mat. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
2. JAQUELINE SANTOS VARGAS PLAÇA. ANÁLISE DO USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS VOLTADAS PARA SUBSIDIAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E/OU VISUAL NAS ESCOLAS DE CAMPO GRANDE/MS. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
3. Flora Auxiliadora Ximenes. FORMAÇÃO CONTINUADA E PERMANENTE: revendo as práticas pedagógicas de professores de Ciências, a partir dos saberes sobre o fenômeno biológico da piracema. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
4. Ronaldo Conceição da Silva. ENCONTRO COM OS SABERES DE FÍSICA EM UMA ATIVIDADE USANDO A DANÇA COMO ARTEFATO CULTURAL. 2020. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
5. DANTE ALIGHIERI ALVES DE MELLO. ANÁLISE DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE FÍSICA POR MEIO DAS INTERAÇÕES E ARGUMENTAÇÕES ENTRE ESTUDANTES MEDIADAS PELO PROFESSOR. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
6. AIRTON JOSÉ VINHOLI JÚNIOR. MODELAGEM DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM BIOLOGIA CELULAR. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
7. RODRIGO CLAUDINO DIOGO. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: O CASO DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2015. Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
8. Erlinda Martins Batista. INTERAÇÕES NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DE UM CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DA UFMS: LIMITES E POSSIBILIDADES. 2013. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
9. Maria Inês Affonseca Jardim. Transposição Didática: o conceito de som nos cursos de Arquitetura de Campo Grande. 2011. Tese (Doutorado em Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, . Orientador: Shirley Takeco Gobara.
10. Nádia Cristina Guimarães Errobidart. Um estudo qualitativo sobre as transformações pelas quais passam os saberes sobre a física ondulatória até chegarem à sala de aula.. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado em Educção) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia de Mat. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1. Gilson Francisco de Lima. O Construtivismo Piagetiano como Referencial para Analise dos Exercicios dos Livros Didaticos de Fisica. 1992. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Metodologia do Ensino) – Faculdades Unidas Catolicas de Mato Grosso. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
2. Maria Inês Affonseca Jardim. O Ensino Formal e as Concepções Espontâneas sobre a Natureza e o Comportamento da Luz. 1992. 0 f. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Em Metodologia do Ensino) – Faculdades Unidas Catolicas de Mato Grosso. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1. ANDERSON MARTINS HILÁRIO. O USO DE OBJETOS DO COTIDIANO NO ENSINO DE FÍSICA POR INVESTIGAÇÃO O Funcionamento do Alto falante. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
2. Antonio Martins Junior. INFLUÊNCIAS DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA PARA A INSERÇÃO DE FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
3. KARIME DALLE SIQUEIRA. A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DE CAMPO GRANDE: O QUE DIZEM PROFESSORES, DIRETORES E ALUNOS. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
4. Jaqueline Santos Vargas. A inclusão do deficiente auditivo em escolas públicas de Campo Grande: as visões do professor, coordenador, intérprete e do aluno. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
5. João Ribeiro S. Júnior. QUEIMADAS EM CAMPO GRANDE: O ENSINO DE FÍSICA POR MEIO DA ABORDAGEM TEMÁTICA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
6. GLÁUCIA DA SILVA MAEOCA. Construção de instrumentos musicais para auxiliar na aprendizagem de conceitos físicos. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
7. Gustavo da Silva Sabino. Práticas, Saberes do Docente e transposição didática: um estudo de caso. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
Iniciação científica
1. Ana Lígia Cereali. : MAPEAMENTO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS CEGOS OU BAIXA VISÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA. 2019. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
2. Ana Lígia Cereali. MAPEAMENTO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EXISTENTES NAS ESCOLAS PUBLICAS DE CAMPO GRANDE PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA A EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
3. Johnathan Cabrera Miguel. Contextualizando o ensino através do estudo do eco. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
4. Luiz Felipe Plaça. Um osciloscópio virtual como um artefato gerador da aprendizagem de ondas sonoras. 2007. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
5. Cláudia Santos do Nascimento. De onde vem o som da voz. 2005. Iniciação Científica – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
6. Taynã Naves. GUARDA?CHUVA ACÚSTICO. 2005. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
7. Gilson Rodrigues. Velhos problemas e novas estratégias: a utilização de situações construídas através de softwares educativos na alteração das concepções espontâneas em Física.. 2003. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
8. Aline Kassab Bonfim. Influência do uso de situações construídas em um software educativo na alteração das concepções espontâneas de estudantes de Física Básica.. 2002. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
9. Aline Kassab Bonfim. Influência do uso de microcomputadores nas alterações das concepções espontâneas de estudantes de Física Básica. 2001. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
10. Mary Cristiane Miranda da Rosa. Proposta Metodologica para o Ensino de Ciências da Sétima Série. 1993. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
11. Cynthia Peralta de Almeida Prado. Proposta Metodologica para o Ensino de Ciências. 1992. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
12. Edvaldo Pereira Galhardo. Pesquisa e Desenvolvimento de Material de Baixo Custo. 1992. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Física) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
13. José Carlos Chaves dos Santos. Levantamento das Questões Ambientais Problematizadoras na Comunidade de Vila Inapolis. 1991. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
14. Cicero de Souza. Fazendo para Ensinar : Um Laboratorio de Baixo Custo em Otica Geométrica. 1991. 0 f. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
Orientações de outra natureza
1. Jaqueline Santos Vargas. A inclusão do deficiente auditivo em escolas públicas de Campo Grande: as visões do professor, coordenador, intérprete e do aluno. 2011. Orientação de outra natureza. (Física) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
2. Franciele Rodrigues de Moraes. Bolsa trabalho. 2006. Orientação de outra natureza. (Licenciatura em Fisica) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
3. Arielle Silva Steiner. Bolsa trabalho. 2006. Orientação de outra natureza. (Bacharelado em Física) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Shirley Takeco Gobara.
Inovação
Projetos de pesquisa
2016 – 2019
Formação de professores para o uso das tecnologias digitais de comunicação e informação: das salas de aulas aos laboratórios didáticos
Descrição: A presente proposta visa a realização de pesquisas do tipo pesquisa-formação com professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental e Médio que atenda às reais necessidades de formação dos professores desses níveis a fim de investigar as formas de integrar as tecnologias digitais de informação e comunicação às suas práticas pedagógicas, com foco no ensino de ciências contextualizado e investigativo associados às atividades de sala de aula e ou laboratórios didáticos. Essa pesquisa-formação foge do modelo de formações de professores tradicionalmente oferecidas aos professores pelas Instituições públicas e ou privadas, aquelas que trazem conteúdos e metodologias pré-estabelecidas para serem adequados e/ou aplicados nas escolas. Essa proposta emerge das necessidades dos professores e retorna pela via da reflexão e conscientização de sua prática e pretende contribuir para que o professor venha tomar consciência da importância de se realizar reflexões sobre suas práticas e contribuir para a sua transformação e autonomia pedagógica em benefício do desenvolvimento pessoal, profissional e também dos alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / RODRIGO CLAUDINO DIOGO – Integrante / Dante Alighieri Alves de Mello – Integrante / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Jaqueline Santos Vargas – Integrante / Ronaldo Conceição da Silva – Integrante / Evelyn Bernardino Mello – Integrante / Neila Andrade Tostes López dos Santos – Integrante / MARIA LEIR MOURINHO MOURÃO – Integrante / FLORA AUXILIADORA XIMENES – Integrante / Ana Lígia Cereali – Integrante / Tânia Mara Dias Gonçalves Brizueña – Integrante / MARCOS DE OLIVEIRA MONTEIRO – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 6
2015 – 2019
Rede de cooperação universitária para o ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação em Tecnologia Assistiva
Descrição: ?Rede de cooperação universitária para o ensino, pesquisa, desenvolvimento e inovação em Tecnologia Assistiva? tem por objetivo abordar áreas temáticas prioritárias de maneira interdisciplinar e em rede: liderado pelo Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas da USP (vinculada à Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP)), em parceria a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) envolvendo seus respectivos programas de pesquisa e de pós-graduação de diferentes disciplinas, com afinidade direta e geração de conhecimentos sobre TA. O objetivo central desse projeto é o de formar uma rede de integração e cooperação que almeje o avanço das pesquisas na área de TA no país e o fomento de programas de Pós-graduação nesta área. O projeto é formado por linhas de pesquisas e profissionais interdisciplinares de diferentes instituições e áreas do conhecimento, que se correlacionam com o propósito de avançar em pesquisa e inovação relacionadas à TA no Brasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Integrante / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante / Jaqueline Santos Vargas – Integrante / Roseli de Deus Lopes – Coordenador / Irene Karaguilla Ficheman – Integrante / Evelyse dos Santos Lemos – Integrante / Adamo Lima de Santana – Integrante / Daniel marinho Cezar da Cruz – Integrante / Adriana Nathalie Klein – Integrante / Alessandra Françoso da Silva Costa – Integrante / Alexandra Ayach Anache – Integrante / NELSON DIAS – Integrante.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 15
2012 – 2016
A contribuição de atividades colaborativas na integração de novas tecnologias nos cursos de formação inicial e continuada de professores de Física
Descrição: O projeto tem por objetivo criar um programa colaborativo entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a Universidade Federal da Grande Dourados, o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, acadêmicos do curso de Licenciatura em Física e professores da disciplina de Física que atuam na rede pública de ensino para a integração das Tecnologias de Integração e Comunicação -TICs na prática docente do professor de ciência/física. A integração ocorrerá a partir de: trocas de experiências entre membros que participam do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino de Ciências-GINPEC, professores em formação e os que já exercem a prática docente; discussões sobre a problemática da inclusão das TICs no ensino de Ciência/Física; elaboração, construção e testagem de objetos de aprendizagem usando ferramentas tecnológicas; discussão e aplicação de estratégias de ação para usar objetos de aprendizagem em sala de aula. As atividades colaborativas que visam atender a formação inicial e continuada de professores de Física buscam dar condições para que esse profissional construa seu conhecimento sobre novas tecnologias e entenda o por que e como integrar ferramentas tecnológicas na sua prática. O programa promoverá uma aproximação entre a produção acadêmica e a prática docente, funcionando como um centro de apoio ao professor em exercício..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Integrante / Nilson Oliveira da Silva – Integrante / Nádia Cristina Guimarães Errobidart – Coordenador / Fernando César Ferreira – Integrante / Jaqueline Santos Vargas – Integrante / Vinícius de Araújo Maeda – Integrante.
Financiador(es): Fundação de Apoio Ao Desenvolvimento do Ensino Ciência e Tecnologia do Esta – Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 8
Projeto de extensão
2018 – 2018
A Temática Piracema para o Ensino de Ciências: repensando a Educação continuada de professores
Descrição: A formação oferecida faz parte de um projeto de pesquisa que pretende analisar como o fenômeno biológico da piracema pode contribuir para provocar mudanças nas práticas pedagógicas de professores do Ensino de Ciências e de Biologia da Rede Estadual de Ensino do Município de Corumbá ? MS. O estudo será realizado por meio de uma pesquisa-formação em que os professores serão convidados para participar de um curso de formação para atualizar os seus saberes relacionados ao fenômeno da piracema e, também, aos procedimentos pedagógicos. O curso será composto por 05 encontros presencias de 4 horas, nos quais pretendemos realizar, na forma de trabalho conjunto, o planejamento e o desenvolvimento da formação com base na na Teoria da Objetivação (TO), cuja meta é a atualização dos saberes relacionados aos objetos de aprendizagem que são: a própria TO, o fenômeno da Piracema e saberes e os conhecimentos relacionados (?A Piracema no processo histórico da Legislação de Pesca do Pantanal Sul-Mato-Grossense?; ?O Ecossistema Pantanal?; ?Convivência e Desenvolvimento Sustentável no Pantanal Sul-Mato- Grossense relacionado a pesca?; ?Biodiversidade na Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai? ).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / FLORA AUXILIADORA XIMENES – Integrante / GABRIEL LEANDRO REVELO – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
2018 – Atual
Formação continuada de professores do Ensino Fundamental para uso pedagógico das TDIC no Ensino de Ciências.
Descrição: Curso de formação continuada para educadores dos nos iniciais e finais do Ensino Fundamental da educação básica para o uso das TDIC no ensino de ciências, tendo como eixos a realidade da escola e o contexto da sala de aula. A formação é a distância com algumas ações formativas presenciais. Esta ação está estruturada em três etapas: a) diagnóstica; b) ações formativas presenciais e a distância e c) acompanhamento da prática pedagógica do professor, perfazendo 240 horas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Shirley Takeco Gobara – Coordenador / Dirce Cristiane Camilotti – Integrante.
Número de produções C, T & A: 2
Educação e Popularização de C & T
artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1. GOBARA, SHIRLEY TAKECO; CAMILOTTI, DIRCE CRISTIANE . Continued Education to Integrate the Educational Laptop: Reflections on Educational Practice Change. Creative Education, v. 04, p. 61-71, 2013.
2. MELLO, D. A. A. ; GOBARA, S. T. . LAFIS, UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA DE FÍSICA EMBASADO NA TEORIA DE VYGOTSKY. Tecnologia Educacional, v. 2, p. 16-30, 2014.
3. VINHOLI JUNIOR, A. J. ; GOBARA, S. T. . Ensino em modelos como instrumento facilitador da aprendizagem em Biologia Celular. REEC. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 15, p. 450-475, 2016.
Livros e capítulos
1. GOBARA, S. T.. Os desafios da Pesquisa em Ensino de Física e seus aportes teóricos, epistemológicos e metodológicos. In: Mônica de Carvalho Magalhães KASSAR; Fabiany de Cássia Tavares SILVA. (Org.). Os desafios da Pesquisa em Ensino de Física e seus aportes teóricos, epistemológicos e metodológicos. 1ed.Campo Grande: UFMS, 2012, v. 3, p. 143-162.
Apresentações de Trabalho
1. CAMILOTTI, D. C. ; GOBARA, S. T. . Formação Continuada para Integração do Laptop Educacional: contribuições para a mudança na prática pedagógica do professor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
2. DIOGO, R. C. ; GOBARA, S. T. . F ormação continuada de professores de Ciências e Matemática para o uso das tecnologias de informação e comunicação: caminhos trilhados. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
3. MELLO, D. A. A. ; GOBARA, S. T. . LAFIS: Um Laboratório Virtual de Aprendizagem Colaborativa de Física. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
4. GOBARA, S. T.; RECENA, M. C. P. ; MONTEIRO, P. C. . Debate: Formação de Professores de Ciências. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1. GOBARA, S. T.; SCHERER, S. ; MIRANDA, C. S. S. ; MELLO, D. A. A. ; CAMILOTTI, D. C. ; OLIVEIRA, A. ; VINHOLI JUNIOR, A. J. ; CORREA, D. S. P. . I SEMINÁRIO PROUCA-MS: Reflexões e desafios para o uso do Laptop Educacional,. 2012. (Outro).